Tocantins

Transformação Verde: Deputado Carlos Gaguim Propõe Revolução na Geração de Energia nos Estabelecimentos Rurais com o PL 971/2022

Região Norte pode liderar movimento rumo a uma matriz energética sustentável com a proposta inovadora do Deputado Federal Carlos Gaguim

Por Redação

22/11/2023 às 18:20:36 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A corrida por soluções sustentáveis na matriz energética brasileira ganha um novo protagonista com o Projeto de Lei 971/2022, apresentado pelo Deputado Federal Carlos Gaguim. A proposta ambiciosa visa instituir a Política Nacional de Incentivo à Geração de Energia Renovável por Produtores Rurais, abrindo caminho para uma revolução verde nos estabelecimentos rurais.

Na vasta região Norte do Brasil, onde a natureza se apresenta em toda a sua exuberância, o potencial em fontes renováveis, como cursos d"água, ventos, luz solar, biomassa e resíduos agropecuários, torna-se um ativo valioso. O PL 971/2022 surge como uma resposta inovadora para explorar esse tesouro, definindo sustentabilidade não apenas como uma escolha, mas como um compromisso ambiental, social e economicamente responsável.

O projeto propõe diretrizes claras, alinhando a Política Nacional de Incentivo à Geração de Energia Renovável por Produtores Rurais com a busca incansável pela sustentabilidade ambiental. Mais do que isso, destaca a importância do desenvolvimento tecnológico, da coordenação efetiva entre esferas governamentais e do aproveitamento racional dos recursos naturais, visando aprimorar significativamente a qualidade de vida no meio rural.

Instrumentos como pesquisa e desenvolvimento tecnológico, concessão de crédito rural e assistência técnica são apresentados como pilares essenciais do projeto. A proposta reforça a prioridade de acesso ao crédito para agricultores familiares, mini, pequenos e médios produtores rurais, proporcionando não apenas um estímulo financeiro, mas um impulso para a inclusão e desenvolvimento local.

No cerne da proposta, está a promoção de parcerias entre entidades públicas e privadas, incentivando a organização dos produtores em cooperativas e associações. O PL 971/2022 destaca ainda a importância vital de considerar as sugestões dos próprios produtores rurais, fomentando a pesquisa e disponibilizando linhas de crédito em condições verdadeiramente adequadas.

Se essa lei for promulgada, a região Norte pode se tornar a vanguarda na transição para um futuro mais sustentável, liderando o caminho rumo a uma matriz energética renovável e eficiente. O PL 971/2022, aguardando designação na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMDA), representa não apenas uma proposta legislativa, mas um compromisso real com a construção de um amanhã mais verde e próspero.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias