Tocantins

Capacitação em Suporte Avançado de Vida beneficia quase 200 profissionais do HGP

Hospital Geral de Palmas promoveu treinamento em parceria com a Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (Lutte) e a UFT, beneficiando profissionais de diversas áreas da assistência hospitalar.

Por Redação

02/12/2023 às 21:00:00 - Atualizado há
Foto: Luciana Barros

Quase 200 profissionais do Hospital Geral de Palmas (HGP) foram capacitados em Suporte Avançado de Vida, em uma ação promovida em parceria com a Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (Lutte) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A iniciativa, que teve início em 2022, busca estender o suporte básico de vida para oferecer uma assistência ainda mais eficaz aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Suporte Avançado de Vida compreende um conjunto de protocolos e habilidades que visam salvar vidas, ampliando o suporte básico de vida para garantir uma circulação adequada e fornecer uma via aérea aberta, além de ventilação adequada. A capacitação foi direcionada a profissionais como fisioterapeutas, auxiliares e técnicos de enfermagem, e enfermeiros.

Lucas Scalia, presidente da Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência do curso de Medicina da UFT, ressaltou a importância do treinamento: "O suporte avançado de vida em parada cardiorespiratória que ensinamos segue o protocolo de atendimento internacional da American Heart Association (AHA). A parada cardiorespiratória pode determinar a vida ou morte do paciente, por isso é crucial a constante atualização para possuir esse conhecimento."

A capacitação foi conduzida por acadêmicos e membros da Lutte da UFT, em parceria com professores, o coordenador Pedro Cuelllar, residentes da cirurgia geral e profissionais externos, garantindo uma abordagem abrangente.

Morgana Paranaguá, do Núcleo de Educação Permanente (NEP), destacou o compromisso com a qualificação dos servidores do HGP: "O NEP procurou a Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência da UFT como parceira para desenvolver este trabalho de capacitação, formação e aperfeiçoamento para assegurar assistência de qualidade aos usuários. Este curso faz parte do projeto de educação permanente, e planejamos manter a realização deste curso em 2024."

Arton Nunes Barros, enfermeiro no pronto-socorro adulto do HGP, expressou a satisfação com o curso: "Um curso maravilhoso! Veio dar suporte para nós profissionais, tivemos a oportunidade de atualizar nossos conhecimentos, tirar dúvidas para melhor atender nosso paciente. Com aula prática e teórica, muito bom."

O Suporte Básico de Vida (SBV), considerado o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que visam o suporte de vida à vítima, é crucial até a chegada do Suporte Intermediário de Vida (SIV). O ágil Suporte Básico de Vida pode proporcionar até 60% de chance de sobrevivência, e essa capacitação visa fortalecer essas práticas essenciais para o atendimento hospitalar.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia