Segurança P√ļblica

Operação Paz: Atuação Conjunta das Forças de Segurança Reduz Índice de Mortes no Estado

Resultados positivos são apresentados após mais de 100 dias de ações coordenadas no Tocantins.

Por Redação

24/12/2023 às 07:00:00 - Atualizado h√°
Foto: PC/TO

A Operação Paz, coordenada pela Secretaria Nacional da Segurança P√ļblica (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança P√ļblica (MJSP), apresentou resultados expressivos após mais de 100 dias de atuação no Tocantins. A operação, parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, concentra esforços da Pol√≠cia Civil, Pol√≠cia Militar e Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal para a redução de mortes violentas intencionais no estado.

O secret√°rio da Segurança P√ļblica, Wlademir Mota Oliveira, enfatizou o sucesso da operação ao atingir seu principal objetivo, a redução das mortes intencionais. Houve uma diminuição de 13% nos √≠ndices, comparado ao ano anterior. Destaca-se a redução significativa de mais de 60% no n√ļmero de homic√≠dios no segundo semestre de 2023 em comparação com o primeiro semestre do mesmo ano.

Foto: Lucas Estevão

Na capital Palmas, a redução foi ainda mais expressiva, com uma queda de mais de 77% nas mortes violentas intencionais entre os dois semestres. O comandante do Policiamento da Capital, Coronel Francinaldo Bó, destacou a importância da atuação conjunta das forças de segurança, que realizaram mais de 41 mil ações policiais nos quatro meses da operação.

A atuação foi direcionada para munic√≠pios identificados como demandantes de maior atenção, por meio de setores de intelig√™ncia da Pol√≠cia Civil e da Pol√≠cia Militar. As principais cidades, Palmas, Aragua√≠na e Gurupi, juntamente com os munic√≠pios de Porto Nacional, Para√≠so, Colinas e Miracema, receberam o maior n√ļmero de ações.

Foto: Lucas Estevão

A Pol√≠cia Militar apreendeu 101 armas, realizou 25.613 abordagens a pessoas e efetuou 175 prisões. A Pol√≠cia Civil concluiu 441 inquéritos, destacando a resolução de 150 inquéritos de homic√≠dios, proporcionando respostas a aproximadamente 150 fam√≠lias.

Além do combate direto às mortes violentas, a Operação Paz intensificou o combate ao tr√°fico de drogas, resultando na apreensão de mais de 350 kg de entorpecentes. As ações também se estenderam aos pres√≠dios, com revistas e apreensão de cinco simulacros de arma de fogo.

Foto: PC/TO

O Dia D da Operação Paz, realizado recentemente, resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, prisões em flagrante e na incineração de cerca de 50kg de entorpecentes.

A Operação Paz, com investimento de mais de R$ 5 milhões pelo MJSP, reforça o comprometimento das forças de segurança na promoção da paz e segurança no Tocantins. O trabalho conjunto visa criar um ambiente mais seguro e protegido para a população.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia