Operação Paz: Atuação Conjunta das Forças de Segurança Reduz Índice de Mortes no Estado

Resultados positivos são apresentados após mais de 100 dias de ações coordenadas no Tocantins.

Foto: PC/TO

Foto: PC/TO

A Operação Paz, coordenada pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), apresentou resultados expressivos após mais de 100 dias de atuação no Tocantins. A operação, parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, concentra esforços da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal para a redução de mortes violentas intencionais no estado.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, enfatizou o sucesso da operação ao atingir seu principal objetivo, a redução das mortes intencionais. Houve uma diminuição de 13% nos índices, comparado ao ano anterior. Destaca-se a redução significativa de mais de 60% no número de homicídios no segundo semestre de 2023 em comparação com o primeiro semestre do mesmo ano.

Foto: Lucas Estevão

Na capital Palmas, a redução foi ainda mais expressiva, com uma queda de mais de 77% nas mortes violentas intencionais entre os dois semestres. O comandante do Policiamento da Capital, Coronel Francinaldo Bó, destacou a importância da atuação conjunta das forças de segurança, que realizaram mais de 41 mil ações policiais nos quatro meses da operação.

A atuação foi direcionada para municípios identificados como demandantes de maior atenção, por meio de setores de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Militar. As principais cidades, Palmas, Araguaína e Gurupi, juntamente com os municípios de Porto Nacional, Paraíso, Colinas e Miracema, receberam o maior número de ações.

Foto: Lucas Estevão

A Polícia Militar apreendeu 101 armas, realizou 25.613 abordagens a pessoas e efetuou 175 prisões. A Polícia Civil concluiu 441 inquéritos, destacando a resolução de 150 inquéritos de homicídios, proporcionando respostas a aproximadamente 150 famílias.

Além do combate direto às mortes violentas, a Operação Paz intensificou o combate ao tráfico de drogas, resultando na apreensão de mais de 350 kg de entorpecentes. As ações também se estenderam aos presídios, com revistas e apreensão de cinco simulacros de arma de fogo.

Foto: PC/TO

O Dia D da Operação Paz, realizado recentemente, resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, prisões em flagrante e na incineração de cerca de 50kg de entorpecentes.

A Operação Paz, com investimento de mais de R$ 5 milhões pelo MJSP, reforça o comprometimento das forças de segurança na promoção da paz e segurança no Tocantins. O trabalho conjunto visa criar um ambiente mais seguro e protegido para a população.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub