Tocantins

Alerta de Chuvas Intensas no Tocantins: Cuidados e Prevenções Necessárias

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta amarelo para o estado; moradores devem tomar precauções diante de chuvas intensas e ventos fortes.

Por Redação

30/12/2023 às 07:00:00 - Atualizado há
Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em quase todo o Tocantins, com exceção de algumas cidades na região sudeste. O alerta está em vigor a partir das 10h desta sexta-feira (29) até domingo (31), às 12h.

Durante esse período, os tocantinenses devem estar atentos a descargas atmosféricas e ventos fortes. O Inmet alerta para a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40 a 60 km/h.

A temperatura máxima em Palmas deve variar entre 32 e 29 graus do final de semana até a próxima segunda-feira (1º). Com o alerta em vigor, moradores são aconselhados a seguir algumas orientações para evitar acidentes:

  • Evitar abrigar-se debaixo de árvores.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda devido aos raios.
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Para apoio e mais informações, ligar para a Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

Foto: Reprodução

Chuva e Ventos Fortes: Desafios no Inverno Amazônico

Tocantins está no período de inverno amazônico, caracterizado por uma maior incidência de chuvas. Este ano, os temporais têm se destacado pelos ventos fortes, chegando a atingir 80 ou 90 km/h. Em dezembro, escolas foram danificadas durante as chuvas, evidenciando a força dos ventos.

Além dos ventos intensos, algumas regiões do Tocantins têm registrado queda de granizo. Na última quarta-feira (27), um temporal em Talismã destruiu o teto de uma quadra escolar, derrubou árvores e afetou a fiação da rede de energia.

Foto: Reprodução

Seca em Cidades do Tocantins: Declaração de Emergência

Apesar dos alertas de chuva, cinco cidades nas regiões sul e sudeste do Tocantins decretaram situação de emergência devido à seca. Os decretos foram publicados em Talismã, Araguaçu, Sucupira, Jaú do Tocantins e Santa Rosa do Tocantins, enquanto Chapada da Natividade deve publicar nos próximos dias.

A seca tem impactado a produção rural, causando perdas em plantações e a morte de animais devido à falta de pasto. O fenômeno climático El Niño, que deve persistir até abril de 2024, tem influenciado as condições climáticas no país.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia