Tocantins

Fiscalização da Piracema no Parque Estadual do Cantão: Rios e Lagos sob Vigilância

Equipes do PEC e Batalhão Ambiental realizam ação intensiva contra pesca predatória durante o período de defeso

Por Redação

23/01/2024 às 14:55:20 - Atualizado há
Foto: Naturatins

Em uma ação conjunta, equipes do Parque Estadual do Cantão (PEC) e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar percorreram, nos últimos seis dias, rios e lagos da Unidade de Conservação, intensificando a fiscalização contra a pesca predatória, especialmente durante o período de piracema, quando a atividade é proibida em todo o estado do Tocantins. A operação, que se encerra nesta segunda-feira, 22, abrangeu trechos dos Rios Araguaia e Coco, bem como os lagos Pequizeiro, Ferrugem e Cazé, entre outros.

Durante o monitoramento iniciado na quarta-feira, 17, não foram identificadas irregularidades significativas. A presença de ribeirinhos foi registrada, sendo que estes foram orientados quanto à Portaria n° 155/2023, que veta a pesca em todos os cursos d'água no estado do Tocantins no período de 1° de novembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2024.

Adailton Glória, supervisor do Parque Estadual do Cantão, destaca a conscientização crescente sobre a importância da piracema para garantir a desova dos peixes e a preservação dos estoques pesqueiros. "Além da intensificação da fiscalização, percebemos que as pessoas estão mais conscientes quanto à importância da piracema para assegurar a desova dos peixes e, dessa forma, manter os estoques pesqueiros", observa.

Pesca Profissional e Denúncias

Além da Portaria da Piracema, a Portaria Conjunta 04/2023, que proíbe a pesca esportiva desde 1° de novembro, continua em vigor. A modalidade profissional permanece proibida durante e após o período de defeso nos reservatórios da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães (Usina do Lajeado) nos municípios de Palmas e Porto Nacional; e na Usina Hidrelétrica de Estreito, nos municípios de Babaçulândia, Darcinópolis e Palmeiras do Tocantins, abrangendo sua totalidade e de acordo com os limites municipais.

O Naturatins disponibiliza a Linha Verde para denúncia de crimes ambientais, atendendo de segunda a sexta-feira durante o expediente do serviço público estadual do Tocantins. Os canais incluem o telefone Linha Verde 0800 063 11 55, o Verde Zap (63) 99106-7787 para mensagens, e a opção online no Portal de Serviços do site do Instituto. A população é incentivada a denunciar qualquer atividade suspeita para garantir a preservação dos recursos naturais.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia