Forças de Segurança Elaboram Plano Tático Integrado para a Região Amazônica
Reunião em Palmas, tem como objetivo a construção do plano tático integrado referente ao Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas).
Representantes da Polícia Federal estão reunidos com as forças de segurança em Palmas, Tocantins, para elaborar o plano tático integrado referente ao Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas). A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Ministério da Defesa, visa reduzir o desmatamento na região amazônica.
O Comitê Estratégico Estadual do Tocantins, composto por diversas forças de segurança, participa da construção do plano tático integrado que norteará ações e investimentos visando a redução de crimes na região amazônica. O Plano Amas conta com investimento de R$ 2 bilhões para estrutura e equipamentos nos estados.
Segundo o diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire, o combate ao desmatamento é o principal objetivo do plano, que também visa enfrentar a criminalidade na região. Facções do crime organizado que exploram ilegalmente o ouro contribuem para a violência na Amazônia.
O Plano Amas prevê a implementação de 28 bases terrestres e seis bases fluviais ao longo de quatro anos, envolvendo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e forças estaduais. A ação busca promover a segurança e soberania na região, enfrentando desafios ambientais e de segurança pública.