Tocantins

Operação Piracema 2023/2024: Naturatins e parceiros intensificam fiscalização para proteger fauna aquática

Período crítico da Piracema no Tocantins exige ação conjunta contra pesca irregular e crimes ambientais.

Por Redação

25/01/2024 às 13:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está em plena ação para garantir a reprodução dos peixes durante o período da Piracema, que teve início em 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro. A Operação Piracema 2023/2024, conduzida pelo Naturatins em parceria com diversas instituições, como o Batalhão Ambiental da Polícia Militar e a Marinha do Brasil, busca coibir a pesca irregular e proteger a fauna aquática no estado.

Cândido José dos Santos Neto, gerente de Fiscalização do Naturatins, ressalta a importância da ação durante esse período crítico. "Intensificamos a atuação com o objetivo de coibir a pesca predatória, o transporte ilegal de pescado, além de outros crimes ambientais relacionados à fauna aquática", destaca.

Além da Portaria da Piracema, a Portaria Conjunta nº 04/2023, em vigor desde 1º de novembro, proíbe a pesca profissional durante e após o período de defeso nos reservatórios da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães e na Usina Hidrelétrica de Estreito. No entanto, exceções são previstas, permitindo a pesca artesanal, a pesca esportiva na modalidade "pesque e solte", a pesca para consumo local, a pesca científica e a proveniente de pisciculturas.

As equipes da Gerência de Fiscalização do Naturatins têm realizado ações de orientação ambiental em colônias de pescadores, alcançando mais de mil pescadores em diversos municípios do Tocantins. A sensibilização ambiental abrange desde Barra do Ouro até Filadélfia, promovendo o entendimento sobre a importância do período de defeso para a preservação da fauna aquática.

Foto: Divulgação

Cândido Neto, gestor da Fiscalização, destaca a presença do Naturatins nas colônias de pescadores artesanais profissionais para cadastrar aqueles autorizados a realizar atividades pesqueiras. "Durante todo janeiro e fevereiro, estamos realizando cadastro dos pescadores artesanais profissionais. Estamos em Babaçulândia, Darcinópolis, Palmeiras e concluiremos a semana em Filadélfia", informa.

O Naturatins também incentiva a comunidade a denunciar atividades ilegais por meio de canais específicos. O órgão disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por ligação no 0800 063 11 55, mensagem via Whatsapp (63) 99106-7787, e através do site da Naturatins.

A Operação Piracema 2023/2024 reforça o compromisso das autoridades com a preservação ambiental e destaca a importância da colaboração da comunidade na proteção da fauna aquática durante esse período crítico.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias