Segurança Pública

Polícia Civil do Tocantins Participa da Operação 'Face Test' Contra Fraudes Bancárias

A operação, conduzida pela Polícia Civil de São Paulo, investiga fraudes bancárias e teve desdobramentos em Palmas, onde foram cumpridos mandados de busca domiciliar.

Por Redação

31/01/2024 às 15:55:40 - Atualizado há
Foto: Luiz de Castro

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/Palmas) e da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc/Palmas), participou da Operação 'Face Test', que investiga fraudes bancárias. A operação é conduzida pela Polícia Civil de São Paulo, mais especificamente pela 4ª Delegacia de Polícia de Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos.

No total, foram cumpridos cinco mandados de busca domiciliar, abrangendo as cidades de São Paulo/SP, Praia Grande/SP e Palmas/TO. Em Palmas, foram realizados dois mandados de busca em endereços vinculados a um dos investigados. Durante as buscas, foram apreendidos computadores, celulares, dispositivos eletrônicos diversos, valores em espécie e um veículo automotor.

Foto: Luiz de Castro

O delegado responsável pela operação em Palmas, Lucas Brito Santana, destacou que a ação foi desencadeada em apoio às investigações da polícia civil paulista. "A operação faz parte de um desdobramento das investigações iniciadas no final de 2022, após uma instituição financeira ter sido vítima de um ataque hacker que resultou na invasão de contas de clientes e na movimentação indevida de aproximadamente R$ 3 milhões."

Foto: Luiz de Castro

Clientes da instituição financeira relataram transações não reconhecidas em suas contas, levando o setor de segurança da informação do banco a identificar tentativas de acesso a dezenas de contas, algumas delas sendo efetivamente invadidas. Os criminosos, após as invasões, realizaram transferências para contas de terceiros, buscando pulverizar as quantias.

A operação recebeu o nome de 'Face Test' devido a uma parte do método utilizado pelos criminosos para burlar os mecanismos de segurança da instituição financeira, especialmente do sistema de biometria facial.

Foto: Luiz de Castro

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias