Tocantins

Alerta à Saúde: Procon Tocantins apreende mais de 4 mil produtos vencidos em Operação De Olho no Prazo de Validade

Fiscalização abrange diversos municípios, retirando das prateleiras itens fora do prazo de validade, enquanto empresas são notificadas por descumprimento de obrigações legais.

Por Redação

05/02/2024 às 18:50:38 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O Procon Tocantins intensificou suas ações em defesa dos consumidores durante a Operação De Olho no Prazo de Validade, realizada entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. A fiscalização percorreu os municípios de Axixá do Tocantins, Miranorte, Barrolândia, Santa Maria do Tocantins, Presidente Kennedy, Peixe e Taipas do Tocantins, resultando na apreensão de impressionantes 4.274 produtos vencidos.

O objetivo crucial da operação é assegurar o cumprimento da legislação e remover das prateleiras os produtos que ultrapassaram seu prazo de validade. A variedade de itens apreendidos inclui bacon, milho de pipoca, iogurte natural, gelatina, arroz, fubá, pizza, cerveja, energético, carnes diversas, produtos de higiene pessoal e muitos outros.

Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins, ressalta a importância da atenção dos consumidores à validade dos produtos durante suas compras, enfatizando que o consumo de itens vencidos pode representar riscos à saúde.

Além da apreensão dos produtos impróprios para consumo, a operação resultou na notificação de 13 empresas por não disponibilizarem o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta dos clientes. Conforme a Lei Federal 12.291/2010, todos os estabelecimentos comerciais são obrigados a manter pelo menos um exemplar do CDC para consulta, sob pena de multa que pode chegar a R$ 1.064,10.

Magno Silva, diretor de fiscalização, orienta os consumidores a formalizarem denúncias caso identifiquem irregularidades, utilizando o Whats Denúncia (63) 99216-6840 ou o Disque 151. "Nossa equipe de fiscalização tem intensificado as ações para coibir práticas que causem qualquer prejuízo ao consumidor," destaca o diretor.

A listagem dos produtos vencidos por cidade revela números expressivos, destacando a extensão do problema em diferentes regiões:

  • Axixá do Tocantins: 800 produtos vencidos
  • Barrolândia: 668 produtos vencidos
  • Miranorte: 1.006 produtos vencidos
  • Peixe: 723 produtos vencidos
  • Presidente Kennedy: 576 produtos vencidos
  • Santa Maria do Tocantins: 351 produtos vencidos
  • Taipas do Tocantins: 150 produtos vencidos

A ação do Procon Tocantins reforça o compromisso com a proteção dos direitos do consumidor e a promoção de práticas comerciais éticas e seguras.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias