Tocantins

Governo do Tocantins lança aplicativo Lince para mapear áreas de desordem e reforçar segurança pública

Nova ferramenta de inteligência desenvolvida pela SSP-TO visa integrar agentes de segurança e direcionar ações para combate à criminalidade.

Por Redação

09/02/2024 às 07:00:00 - Atualizado há
Foto: Antônio Gonçalves

O Governo do Tocantins deu mais um passo em direção à segurança pública com o lançamento do aplicativo Lince, uma ferramenta de inteligência desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) para mapear áreas de desordem que possam contribuir para a prática criminosa. O lançamento ocorreu no Palácio Araguaia, com a presença de autoridades e servidores da pasta, reforçando o compromisso do estado em fortalecer a segurança e proteger sua população.

Desenvolvido pela Superintendência da Segurança Integrada da SSP, o aplicativo utiliza geolocalização por meio do GPS dos smartphones para identificar e mapear áreas com potenciais problemas de desordem, como ruas com má iluminação, terrenos baldios, entre outros. Essas áreas são identificadas como locais com maior propensão à prática de crimes, permitindo uma ação mais efetiva das forças de segurança.

Foto: Divulgação

Inicialmente disponível para agentes da Polícia Civil, o objetivo é estender o uso do aplicativo para todos os agentes de segurança, incluindo Polícia Militar, Bombeiros e Guardas Municipais. Essa integração visa fortalecer as estratégias de combate à criminalidade e potencializar a eficácia das políticas públicas de segurança em todo o estado.

O escrivão de Polícia e desenvolvedor do aplicativo, Rodrigo Barbosa, destacou a importância de identificar áreas de desordem, que muitas vezes servem como ambiente propício para a prática criminosa. O governador Wanderlei Barbosa elogiou a iniciativa, reconhecendo o papel crucial do aplicativo para promover mais segurança à população tocantinense.

Foto: Antônio Gonçalves

O governador Wanderlei Barbosa assistiu atentamente à apresentação do aplicativo Lince e em sua fala parabenizou a iniciativa. "É uma importante ferramenta desenvolvida pelo corpo técnico da Secretaria da Segurança Pública e que certamente coloca o Tocantins num patamar mais alto, quando o assunto é promover mais segurança a nossa população", destacou.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, enfatizou que o aplicativo direcionará as ações dos órgãos de segurança de forma mais eficiente, permitindo uma abordagem direcionada às necessidades específicas de cada localidade. Com base nos dados coletados, serão desenvolvidas ações para coibir a prática criminosa em todas as suas formas.

Para ter acesso ao aplicativo, os operadores de segurança pública devem entrar em contato com a Superintendência da Segurança Integrada, demonstrando o compromisso do governo em disponibilizar essa importante ferramenta para o combate à criminalidade e a promoção da segurança em todo o estado do Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias