Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa articula com os municípios ações de prevenção e combate à dengue

Reunião estratégica busca fortalecer ações conjuntas para conter transmissão da doença e promover campanha de vacinação.

Por Redação

09/02/2024 às 10:00:00 - Atualizado há
Foto: Antônio Gonçalves

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, liderou uma reunião estratégica no Palácio Araguaia para articular ações de prevenção e combate à dengue em parceria com os municípios do estado. Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, e do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, o governador destacou a importância de unir esforços para reduzir o número de casos de dengue.

Foto: Antônio Gonçalves

Com a preocupação em diminuir a transmissão da doença, o governador ressaltou a importância da colaboração entre estado e municípios, reconhecendo que, embora o Tocantins apresente uma baixa na incidência de dengue em comparação com outros estados, é fundamental manter a vigilância e intensificar as ações preventivas.

Foto: Antônio Gonçalves

O presidente da ATM, Diogo Borges, destacou o empenho do governador em fortalecer a saúde nos municípios e colocou a associação à disposição do governo estadual para trabalhar em conjunto no combate à dengue. A SES-TO já vem realizando campanhas preventivas em todo o estado e pretende articular um encontro com todas as secretarias municipais de Saúde para intensificar as ações de combate à doença.

Na reunião, foi discutida também a inclusão da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Embora a disponibilidade da vacina seja progressiva devido à limitação na produção e distribuição de doses, o governo está atento aos critérios para sua distribuição, priorizando grupos de maior vulnerabilidade, como crianças entre 10 e 14 anos.

Foto: Antônio Gonçalves

A prevenção e combate à dengue envolvem uma série de medidas, desde a eliminação de criadouros do mosquito transmissor até a conscientização da população sobre a importância de manter o ambiente limpo e livre de água parada. Com a união de esforços entre governo, municípios e população, espera-se conter a transmissão da doença e proteger a saúde da comunidade tocantinense.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias