Tocantins

Governo do Tocantins Orienta Visitantes sobre Regras e Cuidados no Jalapão durante o Carnaval

Novas regras de visitação e orientações para preservação ambiental são enfatizadas pelo Naturatins para uma experiência turística segura e sustentável.

Por Redação

09/02/2024 às 20:59:03 - Atualizado há
Foto: Walker Ribeiro

Com a aproximação do período de carnaval, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), reforça a importância das novas regras de visitação e dos cuidados essenciais para os turistas que desejam explorar as belezas naturais do Jalapão.

A Instrução Normativa nº 010/2023 do Naturatins, já em vigor desde o início do ano, estabelece procedimentos claros para a visitação turística nas Dunas e na Serra do Espírito Santo. A entrada nos atrativos só é permitida mediante agendamento prévio, apresentação de voucher e acompanhamento obrigatório de um Guia de Turismo ou Condutor Ambiental Local.

Os horários de entrada variam, e é essencial observar os períodos estabelecidos, das 5h às 9h e das 14h às 17h30 para as Dunas, e das 5h às 9h e das 14h às 16h para a Serra do Espírito Santo. Além disso, é fundamental seguir as orientações de não realizar atividades que possam prejudicar o meio ambiente, como o uso de fogueiras, bebidas alcoólicas, cigarros, entre outros.

Foto: Walker Ribeiro

O crescimento do turismo na região, que registrou um aumento de 30% em 2023 em comparação com o ano anterior, demanda um controle rigoroso da capacidade de carga e um monitoramento constante dos atrativos. Equipes do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e da Área de Proteção Ambiental (APA) intensificam suas atividades para recepcionar e orientar os visitantes, garantindo uma experiência segura e preservando a beleza natural da região.

Rejane Nunes, supervisora da APA Jalapão, ressalta a importância do descarte adequado de resíduos para a preservação do ambiente. Ela enfatiza que a participação consciente dos visitantes é fundamental para a manutenção da sustentabilidade do Jalapão, garantindo que as gerações futuras possam desfrutar plenamente dessas maravilhas naturais.

Por meio dessas medidas e orientações, o Governo do Tocantins e o Naturatins buscam promover uma visitação responsável e sustentável, preservando o patrimônio ambiental e cultural do Jalapão para as futuras gerações.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias