Cidades

Operação Livres para Voar do Naturatins resgata 24 pássaros em Araguanã

Ação do Instituto Natureza do Tocantins combate tráfico e comércio ilegal de animais silvestres.

Por Redação

13/02/2024 às 13:09:52 - Atualizado há
Foto: Naturatins

No último sábado, 10, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a Operação Livres para Voar em Araguanã, resultando no resgate de 24 pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro. A ação, desencadeada em resposta a denúncias recebidas pelo Linha Verde, contou com a participação das equipes de fiscalização do Polo de Palmas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (GRAER) e da 2ª Companhia da Polícia Militar de Xambioá.

Entre as aves resgatadas, destacam-se um azulão, duas rolinhas e 21 curiós, espécies que possuem um significativo valor ecológico e cultural para a região. Jusley Caetano, fiscal ambiental, enfatizou a importância de combater o tráfico ilegal de animais, que representa uma ameaça séria à biodiversidade local e incentiva a exploração e extinção dessas espécies.

Foto: Naturatins

Os pássaros resgatados foram encaminhados ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), onde receberão avaliação veterinária e serão preparados para retornar ao seu habitat natural. Cândido José dos Santos Neto, gerente de fiscalização, ressaltou o compromisso do Naturatins em proteger o meio ambiente e combater crimes ambientais, destacando que a fiscalização ambiental é uma das principais atribuições do órgão.

A Operação Livres para Voar é parte das iniciativas do Naturatins para coibir o tráfico e comércio ilegal de animais silvestres no Estado. O órgão ambiental reforça a importância da colaboração da população, incentivando a denúncia de casos suspeitos através de diversos canais de comunicação, como telefone, WhatsApp, e-mail e Portal do Cidadão. O combate a essas práticas criminosas é essencial para garantir a preservação da fauna e flora nativas do Tocantins.

Foto: Naturatins

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia