Tocantins

Agência de Metrologia orienta consumidores sobre compras de pescado durante o período quaresmal

População deve estar atenta ao peso e informações da embalagem e, também, ao desconto referente à camada de glaciamento.

Por Redação

18/02/2024 às 07:00:00 - Atualizado há
Foto: Brenda Ramos

Com a chegada do período quaresmal e o aumento no consumo de pescados, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) está orientando os consumidores sobre as compras desses produtos. A Agência destaca a importância de verificar o peso e as informações da embalagem, além de alertar sobre o desconto relativo à camada de glaciamento.

Mais de 85% dos produtos consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, o que significa que são mercadorias pré-embaladas e pesadas antes da venda. A equipe da Agência de Metrologia realiza fiscalizações nos estabelecimentos comerciais para garantir que o peso informado na embalagem seja preciso.

Jerônimo Júnior, presidente da AEM, ressalta a importância da orientação ao consumidor para garantir compras seguras e evitar contratempos. Ele destaca que todo produto exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria com o peso bruto da mercadoria claramente indicado.

Ao comprar peixe congelado pré-embalado, como bacalhau, é crucial prestar atenção ao peso líquido do pescado, desconsiderando o peso da embalagem e a camada de glaciamento, uma fina camada externa de gelo para proteção do produto.

Para os consumidores que preferem comprar pescados frescos em feiras livres, a AEM recomenda acompanhar a pesagem e garantir a confiabilidade da balança utilizada. É fundamental que as balanças sejam de modelo aprovado pelo Inmetro e verificadas periodicamente pela Agência de Metrologia, além de estarem instaladas em locais adequados e nivelados.

Essas orientações visam assegurar que os consumidores façam compras conscientes e evitem problemas relacionados à pesagem inadequada ou à falta de informações claras na embalagem dos pescados.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia