Tocantins

Governo do Tocantins Recebe Apoio do Vice-Presidente Geraldo Alckmin para Projeto de Desenvolvimento Econômico do Estado

Encontro destaca compromisso do Governo Federal em colaborar com iniciativas de crescimento industrial, comercial e de serviços no Tocantins.

Por Redação

22/02/2024 às 18:27:53 - Atualizado há
Foto: Vinícius Santa Rosa

O compromisso com o desenvolvimento econômico do Tocantins recebeu um importante impulso na quarta-feira, 21, com o encontro entre representantes do Governo do Estado e o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. Acompanhados pela senadora Professora Dorinha, os secretários estaduais destacaram a necessidade de parcerias para fortalecer o mercado de mineração, especialmente na produção de fertilizantes.

A reunião contou com a presença dos secretários Carlos Humberto Lima (Indústria, Comércio e Serviços), Jaime Café (Agricultura e Pecuária), Carlos Manzini Júnior (Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília), além do presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), General Marco Antônio Martin, e a presidente da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), Lina Ester Barbosa.

O foco do encontro foi a solicitação de recursos para o Projeto de Levantamento Aeromagnético, uma iniciativa crucial para mapear o solo tocantinense e identificar depósitos minerais. Esses dados detalhados são essenciais para atrair investimentos e impulsionar o setor de mineração, especialmente em áreas ricas em calcário, fosfato e outros minerais fundamentais para a produção de fertilizantes.

Foto: Vinícius Santa Rosa

Lina Ester Barbosa, presidente da Mineratins, ressaltou a importância desses estudos para atrair investidores e garantir práticas sustentáveis na indústria minerária do estado. Ela destacou o compromisso da gestão do governador Wanderlei Barbosa em resgatar o potencial do Tocantins nessa área, com uma abordagem que prioriza a responsabilidade social e ambiental.

O secretário Carlos Humberto Lima enfatizou que o estudo permitirá uma exploração mais assertiva, elevando o potencial produtivo e promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado. Ele destacou que o Tocantins está empenhado em se tornar um polo de produção de fertilizantes no país, e os recentes investimentos em infraestrutura logística fortalecem essa visão.

Carlos Manzini Júnior, secretário da Serb, destacou a integração entre o governo estadual e o federal, ressaltando a importância do apoio do MDIC para os esforços de desenvolvimento econômico. A senadora Professora Dorinha avaliou positivamente a proposta, enfatizando o compromisso do vice-presidente em viabilizar recursos para pesquisas que impulsionem o crescimento econômico do Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias