MPTO Requer Informações do Município de Palmas sobre Combate da Dengue, Zika e Chikungunya

Ministério Público instaura procedimento para acompanhar ações de saúde pública diante do aumento de casos na capital.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) iniciou um procedimento administrativo para fiscalizar as ações de saúde pública no Município de Palmas, diante do aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya. O promotor de Justiça Thiago Ribeiro requisitou à Secretaria Municipal da Saúde informações sobre as medidas de prevenção e controle adotadas pela gestão pública.

Entre as informações solicitadas estão detalhes sobre as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como visitas domiciliares, disponibilização de testes rápidos, e parcerias institucionais para redução dos casos das doenças. Além disso, o promotor requer esclarecimentos sobre o fluxo de atendimento dos casos suspeitos nas unidades de saúde e a disponibilidade de profissionais, insumos e medicamentos.

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) revelam um aumento significativo nos casos de zika (125%) e dengue (107,2%) nas primeiras semanas de 2024 em comparação com o ano anterior. Os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas também confirmam o aumento de casos notificados, incluindo aqueles com sinais de alarme ou gravidade.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub