Tocantins

Lavratura de TCOs pela Polícia Militar agiliza atendimento às ocorrências de menor complexidade e otimiza tempo de espera da comunidade

Iniciativa proporciona respostas rápidas e eficientes, promovendo segurança e economia processual.

Por Redação

26/02/2024 às 16:28:21 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) desempenha um papel vital na segurança pública, e uma de suas iniciativas notáveis é a lavratura dos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Em 2023, foram lavrados 2.412 TCOs, abordando uma variedade de ocorrências de menor potencial ofensivo.

Essa prática permite que os policiais registrem infrações no local, sem a necessidade de deslocamento para uma Delegacia de Polícia Civil, agilizando o atendimento ao cidadão. A medida se aplica a contravenções penais e crimes com pena máxima de até 2 anos, como perturbação do sossego, ameaça e desobediência.

Os TCOs, encaminhados imediatamente ao Juizado, simplificam os trâmites, proporcionando uma resposta rápida e eficaz. Essa abordagem não apenas desburocratiza o processo, mas também reduz o tempo de espera para a obtenção de registros formais.

Essa eficiência permite que a PMTO concentre esforços em atividades de policiamento ostensivo e preventivo, contribuindo para a redução da criminalidade e promovendo a sensação de segurança na população.

A tecnologia também desempenha um papel crucial, com a implementação do PMTO Mobile, que facilita a lavratura dos TCOs. Além disso, a economia processual e a resolução de conflitos no local das ocorrências trazem benefícios adicionais à comunidade.

Os números refletem o impacto positivo dessa abordagem, com uma variedade de ocorrências registradas, desde posse de drogas até ameaças e lesões corporais leves.

Por fim, a presença ativa da Polícia Militar nas comunidades, aliada à capacidade de documentar ocorrências de menor gravidade, promove uma cultura de respeito às leis e normas locais, contribuindo para um ambiente mais seguro e pacífico para todos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias