Tocantins

Governo do Tocantins Lança Programa Alfabetiza Mais TO com Investimento de R$ 8 Milhões

Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada integra esforços estaduais e federais para promover a alfabetização de crianças tocantinenses nos primeiros anos escolares.

Por Redação

01/03/2024 às 10:17:01 - Atualizado há
Foto: Adilvan Nogueira

O Tocantins avança significativamente em sua missão de promover a alfabetização de crianças nos primeiros anos escolares com o lançamento do programa Alfabetiza Mais TO. Com um investimento de R$ 8 milhões, o programa integra o Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada e representa um esforço conjunto entre o governo estadual e o Ministério da Educação (MEC) para fortalecer a educação nos 139 municípios tocantinenses.

Foto: Adilvan Nogueira

O lançamento do programa, realizado pelo governador Wanderlei Barbosa e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve lugar no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, na manhã desta quarta-feira, 28. O evento contou com a presença da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

O Alfabetiza Mais TO é uma iniciativa que visa garantir que os estudantes do ensino fundamental concluam o 2° ano já lendo, compreendendo e interpretando textos. O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância deste programa para a educação tocantinense, destacando o compromisso do governo em melhorar os indicadores educacionais do estado.

Foto: Adilvan Nogueira

O programa conta com estratégias como Formação Continuada para os profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de material estruturado para professores e estudantes, além de premiação para boas práticas. Estima-se que mais de 56 mil estudantes, 2 mil professores do 1° e do 2° ano do ensino fundamental e 1.300 professores do 5° ano do ensino fundamental serão beneficiados pelo programa, juntamente com 22 mil crianças da educação infantil/pré-escola.

A secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, destacou a importância do regime de colaboração entre estado e municípios para o sucesso do programa, elogiando o protagonismo do Governo do Tocantins e incentivando outros estados a seguirem o exemplo. O presidente do Inep, Manuel Palacios, projetou que todas as crianças estarão alfabetizadas até 2030, destacando a necessidade de colaboração entre estado, municípios e União para alcançar esse objetivo.

Foto: Adilvan Nogueira

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias