Tocantins

Governo do Tocantins adere ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue

Estado se une à campanha nacional para conscientização e combate ao mosquito transmissor da doença.

Por Redação

01/03/2024 às 10:59:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins está engajado na luta contra a dengue e aderiu ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, que acontecerá no dia 02 de março. Com o tema "10 minutos contra a dengue", a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Tocantins registrou uma queda significativa de 77,2% no número de casos confirmados de dengue em fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, a mobilização continua necessária para evitar novos surtos da doença.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, ressaltou a importância da participação da população nessa mobilização. Ele destacou que as ações no dia 02 de março serão essenciais para eliminar os mosquitos transmissores da dengue, que têm se proliferado em residências e áreas urbanas.

O governador Wanderlei Barbosa enfatizou que combater a dengue é responsabilidade de todos e que o governo está empenhado em garantir a proteção da população tocantinense.

A campanha "10 minutos contra a dengue" incentiva a população a dedicar alguns minutos para realizar medidas simples de limpeza em suas residências, a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre as ações recomendadas estão a vedação das caixas d'água, a limpeza de calhas e ralos, e o armazenamento correto de recipientes que possam acumular água.

Além das ações de conscientização, o Ministério da Saúde tem distribuído vacinas contra a dengue para os estados. O Tocantins recebeu 11.540 doses da vacina, que foram destinadas aos 14 municípios prioritários selecionados pelo MS.

Dados epidemiológicos

Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados por meio do site da SES/TO.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias