Tocantins

Março Azul Marinho: SES-TO Orienta Prevenção do Câncer Colorretal

Campanha destaca importância da detecção precoce e do tratamento adequado.

Por Redação

02/03/2024 às 10:00:00 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Durante o Março Azul Marinho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) concentra esforços na conscientização sobre o câncer colorretal, uma das principais causas de morte relacionadas ao câncer em todo o mundo. A campanha destaca a importância da prevenção e do tratamento adequado para combater essa doença, que afeta o intestino grosso, incluindo o cólon e o reto.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2023, foram registrados 150 novos casos de câncer colorretal no Tocantins. Atualmente, cerca de 80 pacientes estão em tratamento nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) do Hospital Geral de Palmas (52) e do Hospital Regional de Araguaína (34).

A médica gastroenterologista e endoscopista do HGP, Nadja Duarte Oliveira de Souza Chiavini, enfatiza a importância da colonoscopia para o diagnóstico precoce. Ela destaca que este exame não apenas detecta lesões pré-malignas, mas também permite a remoção de tumores em estágios iniciais, mudando o curso da doença.

Um paciente assistido pelo SUS, Marcos Rocha, de 28 anos, compartilhou sua experiência e alertou sobre a importância de ficar atento aos sintomas e buscar ajuda médica. Ele ressalta que receber assistência médica precoce foi fundamental para o sucesso do tratamento.

Entre os principais fatores de risco para o câncer colorretal estão o excesso de peso, o sedentarismo, o consumo excessivo de carne vermelha e álcool, e o tabagismo, especialmente em pessoas acima dos 50 anos.

Para atender à demanda por exames de colonoscopia, o Hospital Geral de Palmas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, realizará um mutirão nos dias 02, 09, 16 e 23 de março. A ação beneficiará pacientes que aguardavam por esse tipo de procedimento na fila da Central Estadual de Regulação, garantindo um acesso mais rápido e eficiente ao diagnóstico e tratamento adequados.

A campanha do Março Azul Marinho reforça a importância da conscientização e da adoção de medidas preventivas para combater o câncer colorretal, visando à promoção da saúde e ao bem-estar da população do Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias