Tocantins

Governo do Tocantins e Sebrae Buscam Selo de Identificação Geográfica para Bonecas Ritxòkò

Iniciativa visa reconhecer e valorizar artesanato exclusivo da etnia Iny na Ilha do Bananal.

Por Redação

04/03/2024 às 19:10:57 - Atualizado há
Foto: Igor Pankará

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está realizando um estudo para a obtenção do selo de Identificação Geográfica (IG) para as bonecas Karajá Ritxòkò. Este artesanato, produzido exclusivamente pelos indígenas da etnia Iny, também conhecida como Karajá, na aldeia Santa Isabel, Ilha do Bananal.

Durante a visita à aldeia, a equipe da Sepot e do Sebrae se reuniu com 63 artesãs indígenas da boneca Ritxòkò, pertencentes à Associação de Mulheres Indígenas da Aldeia Santa Isabel. O objetivo foi coletar informações detalhadas sobre o processo de fabricação, materiais utilizados, pintura e adornos das bonecas, visando reconhecer e valorizar a autenticidade deste artesanato.

Foto: Igor Pankará

A consultora do Sebrae, Eva Blaszczyk, desempenhou um papel importante na busca pelo selo de indicação geográfica, contando com a colaboração de um tradutor para facilitar a interação com as artesãs indígenas. A boneca Karajá Ritxòkò, já reconhecida mundialmente e tombada como patrimônio imaterial pelo Iphan, apresenta características únicas que refletem a cultura local, desde a pintura representativa das grafias corporais Karajá até os adornos que contam lendas da comunidade ou retratam atividades do cotidiano.

O reconhecimento geográfico conferirá reputação, valor intrínseco e identidade própria ao produto, diferenciando-o no mercado nacional e internacional. O processo para obtenção do selo é necessário, mas os benefícios são significativos, trazendo reconhecimento, credibilidade e garantia de autenticidade ao produto, além de promover a valorização financeira das artesãs indígenas.

Foto: Igor Pankará

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias