Tocantins

Programa Jovem Trabalhador do Tocantins: Mulheres lideram em inserção no mercado de trabalho

Governo do Tocantins promove inclusão de jovens e destaca protagonismo feminino na iniciativa.

Por Redação

07/03/2024 às 20:25:05 - Atualizado há
Foto: Alexandre Alves

No coração do Brasil, o Programa Jovem Trabalhador do Tocantins emerge como um farol de esperança e oportunidade. Nessa terra vasta e acolhedora, mulheres jovens estão assumindo o centro do palco, liderando o caminho rumo à inserção profissional. Com um ímpeto notável, elas ocupam aproximadamente 66% das vagas disponibilizadas até o momento, marcando sua presença de forma inconfundível.

Concebido como o maior programa de primeiro emprego no Norte do Brasil, esta iniciativa já contratou 2365 mil jovens nos 139 municípios tocantinenses. Desse impressionante número, 1560 são mulheres. O programa visa nada menos que inserir 3 mil adolescentes no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 21 anos.

Financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO), o Programa Jovem Trabalhador começou seu processo de contratação em 5 de junho de 2023. Desde então, mais de 2 mil jovens encontraram seu lugar no mercado de trabalho, graças à colaboração entre o Governo do Tocantins e os órgãos públicos estaduais e municipais. E, entre esses jovens, as mulheres se destacam, demonstrando determinação e habilidade excepcionais.

Foto: Carlessandro Souza

Um exemplo inspirador é Soraia Rhávila, uma jovem de Augustinópolis, que aos 18 anos encontrou uma oportunidade de ouro na Defensoria Pública do Estado. Inicialmente desafiador, o ambiente de trabalho logo se tornou um solo fértil para seu crescimento profissional. Soraia destaca o apoio caloroso que recebeu e reconhece a importância da Defensoria como um refúgio de proteção e assistência.

Foto: Carlessandro Souza

Outra jovem talentosa é Tacylla Amanda, natural de Palmas, que aos 16 anos encontrou sua vocação no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Encarando as adversidades do mercado de trabalho, Tacylla destaca a gratidão em atender pessoas educadas, que lhe proporcionam um ambiente de trabalho estimulante e prazeroso.

O secretário da Setas, Jonis Calaça, celebra o protagonismo das mulheres no Programa Jovem Trabalhador como um testemunho da determinação e da busca pela evolução profissional. Com orgulho, ele destaca o compromisso do Governo do Tocantins em promover a participação feminina no mercado de trabalho, destacando o programa como uma ferramenta fundamental para esse propósito.

O Programa Jovem Trabalhador é uma jornada de aprendizado, proporcionando qualificação profissional e oportunidades para adolescentes e jovens que buscam seu primeiro emprego formal remunerado. Alinhado com as leis trabalhistas e os direitos da juventude, o programa oferece um contrato formal de até 24 meses, além de uma gama de benefícios e apoio psicossocial.

Foto: Alexandre Alves

As vagas continuam abertas, e os interessados em participar deste programa transformador podem se inscrever no site jovemtrabalhadorto.org.br. Para jovens entre 16 e 21 anos, a porta está aberta para uma jornada de crescimento e oportunidades.

No Tocantins, o futuro é construído com inclusão, oportunidade e determinação. E as mulheres estão na vanguarda dessa jornada rumo a um futuro mais brilhante e promissor.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias