Vitrine Tocantins

Governo do Tocantins e Codevasf Unem Esforços para Propor Projetos Sociais em Comunidade Indígena

Comitiva visita a comunidade Xerente para entender suas necessidades e desenvolver propostas de habitação, saneamento e irrigação.

Por Redação

16/03/2024 às 19:55:22 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) uniram esforços para propor projetos sociais na comunidade indígena Xerente, localizada no Território do Funil, próximo ao município de Tocantínia. Uma comitiva composta por representantes das Secretarias de Estado da Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd); dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e da Codevasf realizou uma visita à comunidade com o objetivo de conhecer de perto sua realidade social e desenvolver propostas para futuros projetos habitacionais, de saneamento e de irrigação.

Foto: Divulgação

Durante a visita, que ocorreu na última quinta-feira, 14, a comitiva teve a oportunidade de dialogar com líderes e membros das comunidades para entender as necessidades habitacionais e as condições de moradia enfrentadas, bem como o trabalho para o cultivo agrícola. O secretário da Secihd, Thiago Benfica, destacou que a visita proporcionou uma compreensão mais profunda das demandas e dos desafios enfrentados pela comunidade, subsidiando a elaboração de projetos que atendam às necessidades específicas dos Xerente.

Foto: Divulgação

O cacique Elcio Xerente expressou sua aprovação à proposta do Governo em parceria com a Codevasf, ressaltando a importância de moradias dignas e saneamento adequado para melhorar a qualidade de vida do seu povo, que atualmente conta com 115 famílias.

A secretária executiva da Sepot, Cris Freitas, enfatizou a importância desse momento de escuta da comunidade para que projetos sociais sejam implementados, destacando o compromisso do Estado em atender às necessidades das comunidades tradicionais e originárias.

Foto: Divulgação

A partir das informações coletadas durante a visita, a comitiva irá trabalhar no desenvolvimento de propostas de projetos habitacionais, de saneamento básico e de cultivo irrigado, levando em consideração as particularidades culturais e sociais da comunidade indígena. Esses projetos intersetoriais visam promover não apenas moradias adequadas, mas também segurança alimentar, desenvolvimento social e econômico da comunidade, respeitando e valorizando sua identidade cultural.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias