Vitrine Cidades

Adapec promove palestras sobre raiva dos herbívoros em Ponte Alta do Bom Jesus

Equipe da Agência de Defesa Agropecuária realiza orientações e monitoramento para prevenção da doença na região sudeste do Tocantins.

Por Redação

19/03/2024 às 14:37:33 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está conduzindo uma série de palestras nesta terça-feira, 19, em povoados do município de Ponte Alta do Bom Jesus, com o objetivo de informar sobre a raiva dos herbívoros e os riscos de transmissão para os seres humanos. A ação, parte do programa de prevenção e controle da doença, também inclui o monitoramento de abrigos do morcego hematófago na região.

As palestras são ministradas pelo médico veterinário da Adapec, José Veloso Júnior, e ocorrem em duas etapas: a primeira na escola municipal do Povoado Mimosa dos Marinhos, e a segunda na escola municipal do Povoado Altamira. Ambas as palestras são direcionadas a estudantes, produtores rurais e à comunidade em geral.

Durante as apresentações, são abordados temas como o que é a raiva, como ela é transmitida aos animais e aos seres humanos, identificação do morcego hematófago e seus abrigos, métodos de controle e precauções a serem tomadas.

Além das palestras, uma equipe da Adapec está atuando na região desde a semana passada, atendendo às demandas dos produtores rurais e realizando o monitoramento e captura de morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva.

A Adapec destaca a importância da vigilância ativa e do controle da população do morcego hematófago, bem como do monitoramento de abrigos e da orientação aos produtores rurais como medidas essenciais para prevenir a propagação da doença.

A raiva dos herbívoros apresenta sintomas como isolamento do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação excessiva e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, os animais podem apresentar movimentos desordenados, tremores musculares e, eventualmente, a morte, que ocorre em média de 3 a 6 dias.

Em caso de suspeita da doença ou presença de morcegos hematófagos em propriedades rurais, os produtores podem contatar a Adapec pelo Disque Defesa no 0800-063-1122 ou dirigir-se pessoalmente ao escritório da agência em seu município. Essas medidas visam garantir a saúde e segurança do rebanho e da população local.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias