Segurança P√ļblica

Gaeco realiza operação Iscariotis para combater corrupção e extorsão em presídio do Sul do Estado

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado cumpre mandados de busca e apreensão na Casa de Prisão Provisória de Gurupi e em resid√™ncias locais.

Por Redação

21/03/2024 às 17:38:34 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 21, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins deflagrou a operação Iscariotis no Sul do Estado, visando o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão na Casa de Prisão Provisória de Gurupi e em resid√™ncias da cidade. A Polícia Civil também participou da operação em colaboração com o Gaeco.

A ação tem como objetivo reunir informações para investigação em andamento sobre a possível pr√°tica de corrupção passiva por parte de um policial penal e o crime de extorsão por alguns reeducandos.

De acordo com as apurações, o servidor público lotado na unidade prisional de Gurupi teria realizado cobranças à família de reeducandos com a promessa de oferecer proteção e acesso a alimentos, cigarros e aparelhos celulares. Além disso, diversos presos pagavam para ter acesso tempor√°rio a celulares e fazer ligações.

Foto: Divulgação

Além das cobranças diretas de vantagens indevidas, o servidor público também teria ignorado extorsões praticadas por reeducandos contra outros detentos e seus familiares, contribuindo para a ocorr√™ncia desses ilícitos.

Durante as investigações, foram identificadas transfer√™ncias e depósitos banc√°rios realizados como forma de extorsão. As pr√°ticas irregulares teriam ocorrido entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021.

O nome da operação, Iscariotis, faz alusão a um dos doze apóstolos que traiu Jesus em troca de 30 moedas de prata, simbolizando a traição por interesses materiais.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia