Cidades

Gurupi Alcança Sucesso no Combate às Arboviroses: Redução Expressiva de Casos de Dengue, Zika e Chikungunya

Prefeitura intensifica medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, resultando em resultados positivos e significativa diminuição de casos em relação ao ano anterior.

Por Redação

23/03/2024 às 22:10:58 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Gurupi, cidade do sul do Tocantins, se destaca como um exemplo positivo no enfrentamento das arboviroses, como dengue, Zika e Chikungunya, com uma redução notável nos casos notificados e confirmados. Enquanto muitas localidades enfrentam um aumento alarmante dessas doenças durante o período chuvoso, Gurupi segue na contramão, registrando uma diminuição significativa nos números.

Desde o início do período chuvoso, a Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias de Saúde e Infraestrutura, intensificou suas ações de combate ao vetor transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Os resultados desse esforço conjunto são evidentes: uma queda de 100% nos casos confirmados de Chikungunya e Zika, comparando-se os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano com o mesmo período do ano anterior.

Em 2023, Gurupi registrou 224 casos de Chikungunya, com 156 confirmados, enquanto em 2024, apenas 26 casos foram notificados, sem confirmações até o momento. Quanto à Zika, foram notificados 26 casos em 2023, com 2 confirmados, enquanto neste ano foram apenas dois registros, ambos descartados.

Foto: Divulgação

No que diz respeito à dengue, houve uma redução de 48% nos casos confirmados em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse sucesso é atribuído às ações coordenadas, incluindo visitas domiciliares intensificadas pelos Agentes de Endemias, além dos mutirões de limpeza promovidos pela Prefeitura.

Além disso, as equipes das Unidades de Saúde têm desempenhado um papel crucial na conscientização da população, realizando palestras educativas em escolas, como no Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi. O objetivo é alertar os jovens sobre os perigos dessas doenças, os sintomas a serem observados e a importância de buscar assistência médica em caso de suspeita.

Para o coordenador do departamento de Vigilância Epidemiológica, Halex Cavalcante, a combinação de ações preventivas tem sido fundamental para os resultados positivos. Essa abordagem proativa e educativa reforça o compromisso de Gurupi com a saúde pública e a proteção de seus cidadãos contra as arboviroses.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias