Tocantins

Março Lilás: LACEN-TO é referência em rastreamento do câncer de colo de útero

SES-TO distribui kits de coleta e realiza análises para diagnóstico precoce da doença.

Por Redação

26/03/2024 às 13:54:29 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Março Lilás é um período de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero. Para garantir o diagnóstico precoce dessa doença evitável, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) distribui kits de coleta e recebe amostras de citologia em meio líquido em 119 municípios tocantinenses. As análises dessas amostras são realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), que se tornou referência nesse tipo de rastreamento desde agosto de 2022.

O LACEN-TO tem a capacidade de processar até 3.500 amostras por mês, contribuindo significativamente para a identificação precoce de mulheres com maior risco de desenvolver câncer de colo do útero. Desde sua implementação, foram realizados 26.306 exames de rastreamento, dos quais 1.194 apresentaram alguma alteração.

A diretora do LACEN-TO, Jucimária Dantas Galvão, destaca que, ao identificar alguma alteração nos exames, as equipes são acionadas para oferecer cuidados e acompanhamento adequados às mulheres, seja repetindo o exame ou encaminhando-as para serviços de referência na Rede de Atenção à Saúde do SUS no Tocantins.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Câncer do Colo de Útero e Mama da SES-TO, Fabiana Moura Mamede Alves, enfatiza o apoio oferecido aos municípios na organização do rastreamento das mulheres para prevenção do câncer, por meio de visitas, capacitações e atualizações sobre a doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro mais comum entre as mulheres, sendo estimados 17.010 novos casos por ano no Brasil. No Tocantins, entre 2022 e 2023, foram diagnosticados 186 novos casos da doença, conforme registros do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA).

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias