Tocantins

Governo do Tocantins Lança Projeto Foco no Fogo 2024 com Ações Preventivas e Educativas

Iniciativa visa sensibilizar a população sobre os riscos das queimadas ilegais e promover ações preventivas.

Por Redação

13/04/2024 às 14:44:53 - Atualizado há
Foto: Jordana Capistrano

Na última terça-feira, 9, o Governo do Tocantins deu início à etapa de prevenção contra queimadas ilegais no Estado por meio do projeto Foco no Fogo 2024, coordenado pelo Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas. O projeto começou com uma carreata e blitz educativa em Palmas, marcando o início das ações de sensibilização. Este ano, o projeto terá duas etapas: a sensibilização nas escolas e visitas às propriedades rurais, que serão retomadas a partir de maio.

Foto: Jordana Capistrano

Marcello Lelis, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, destacou a importância das ações preventivas do Foco no Fogo, ressaltando que começar as atividades mais cedo contribui para conscientizar a população sobre os cuidados necessários durante o período de estiagem. No ano passado, as ações resultaram em uma redução significativa de 40% nos focos de queimadas no estado.

Erliete Gadotti, diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, enfatizou a inovação do projeto ao dividir as atividades em duas etapas. Na primeira, serão ministradas palestras nas escolas para sensibilizar os alunos sobre os impactos negativos das queimadas para a saúde e o meio ambiente. A iniciativa visa alcançar um público mais amplo, envolvendo 22 municípios nesta etapa.

Foto: Jordana Capistrano

O coronel Erisvaldo Alves, superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, ressaltou a importância de aprimorar as atividades do projeto a cada ano e destacou a inovação das palestras nas escolas como uma forma de educar futuras gerações sobre a importância da prevenção.

O projeto Foco no Fogo conta com a parceria de 32 instituições, incluindo órgãos governamentais, instituições de segurança e entidades da sociedade civil. Essa ampla colaboração reflete o compromisso conjunto de combater as queimadas ilegais e proteger o meio ambiente no Tocantins.

Foto: Jordana Capistrano

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias