Cidades Turismo

4 locais essenciais para se conhecer em Tocantinópolis

Cidade história no Bico do Papagaio agrega turismo cultural e ecoturismo

Por Fernanda Cappellesso

12/07/2021 às 08:44:54 - Atualizado há

No Bico do Papagaio, Tocantinópolis é um atrativo turístico tanto para quem gosta de belezas naturais quanto para quem gosta de história. A história da cidade envolve missionários religiosos e alcançou sucesso econômico no século XIX, quando integrava a rota que ligava Goiás e o Norte do país. O babaçu foi um dos primeiros produtos explorados e que deu autonomia financeira a região.

Povo Apinajé


Os Apinajé habitam uma área demarcada próximo ao município de Tocantinópolis, distribuídos em 7 aldeias. Sobrevivem da caça e da agricultura. Ainda mantêm boa parte de seus rituais ancestrais, especialmente na época de colheita, que acontece no verão. Conhecer as aldeias requer autorização prévia e é um passeio cultural fantástico.

Praia Santa


A tradicional Praia da Santa, em Tocantinópolis, é um dos pontos turísticos mais procurados do Estado para quem gosta de praia e de sossego para curtir o verão com a família e os amigos. A praia também faz a alegria dos moradores da cidade vizinha, Porto Franco, no Maranhão, além de pessoas que vêm anualmente de outros estados. Abençoado por Nossa Senhora dos Navegantes, que tem um pedestal com sua estátua no centro da ilha, este recanto é um privilégio da natureza. A travessia para as areais brancas da ilha é feita em voadeiras e em barquinhos de modelos antigos com cores fortes, que transportam os visitantes à praia com preços tabelados. A estrutura do local também conta com barracas de comida, banheiros químicos, área de esportes, camping, palco para shows e guarda-vidas.

Orla de Tocantinópolis


A encantadora Orla da cidade é realmente um passeio fantástico para se fazer. As margens do Rio Tocantins, o local permite caminhadas, passeios com pets e brincadeiras com crianças, além de bares e restaurantes com comida regional.

Catedral Nossa Senhora da Consolação


A Catedral de Nossa Senhora da Consolação de Tocantinópolis foi construída em uma arquitetura imponente, que traduz a força da religiosidade Tocantinopolina. É a matriz da Padroeira de Tocantinópolis, Nossa Senhora da Conceição. A tradição oral não fixa a data de sua construção. Trata-se, porém de uma arquitetura imponente, que traduz a força da religiosidade boavistente/tocantinopolina.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias