Geral Dia do Corretor

Profissão de corretor de imóveis cresce durante pandemia

Aumento no número de lançamentos de imóveis faz com que setor busque ainda mais profissionais para auxiliar nas vendas

Por GG Notícias

27/08/2021 às 08:03:29 - Atualizado há

Durante a pandemia da Covid-19, com a ressignificação da casa, o mercado imobiliário foi movimentado e neste momento projeta crescimento de vendas. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o setor tem expectativa de crescimento de 34% em 2021. Somente entre janeiro e março, as operações alcançaram a marca de R$ 43,1 bilhões com mais de 187 mil unidades vendidas. Esse cenário positivo proporciona o crescimento do número de oportunidade de trabalho no mercado imobiliário.

De acordo com dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (CRECI-GO), houve um crescimento de 176% no número de corretores de imóveis entre 2010 e 2021, passando de 7.025 para 19.392. No último ano, o crescimento foi de quase 14% (13,39%) de profissionais que chegaram para atender o volume de consumidores interessados em adquirir ou trocar de imóvel.

"O mercado imobiliário foi um dos poucos setores que prosperaram mesmo durante a pandemia. A oportunidade de ganhos diante do crescimento do setor e a possibilidade de desenvolver uma carreira no mercado mesmo em tempos de desemprego tornam a profissão cada vez mais atrativa", ressalta o presidente do Creci-GO, Eduardo Britto.

A plataforma habitacional MRV, por exemplo, lançará mais de 3 mil unidades habitacionais em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia para este ano. A companhia, inclusive, deve cadastrar somente no mês de agosto cerca de 30 profissionais autônomos para sua força de vendas em Goiás.

Em tempos de pandemia e desemprego, essa é uma boa notícia, digna de ser celebrada neste dia 27 de agosto, quando se comemora o dia do corretor de imóveis. Outro ponto a ser celebrado é a possibilidade de crescimento na carreira e realização de projetos pessoais que a profissão oferece. A corretora Ana Flávia Moreira (28), por exemplo, que trabalha no setor há cerca de sete anos, tem muito o que festejar. Neste tempo de profissão, ela experimentou crescimento profissional e também alcançou seus objetivos. Ao longo dos últimos sete anos, ela conseguiu comprar seu imóvel, um automóvel e ainda fazer investimentos. "A corretagem, de fato, me escolheu e eu me descobri na área comercial. Tudo o que eu consegui foi como corretora e ainda tenho mais objetivos para crescer na carreira", destaca a corretora, que já fez curso de gestão comercial e especialização em gestão imobiliária.

Flexibilidade para trabalhar e ajustar à rotina do dia a dia é outro diferencial da profissão. Ana Flávia lembra que começou na área após uma conversa com uma colega que já atuava no setor e indicou a corretagem, diante da possibilidade de conciliar o trabalho com a faculdade integral. "Eu já trabalhava fazendo alguns bicos de vendas. Chegou um momento em que uma amiga me disse sobre essa possibilidade por causa da flexibilidade de horários e eu vi que era o ideal para mim", destaca a corretora que fez o curso de engenharia elétrica, mas que optou por trabalhar apenas como corretora de imóveis.

Ela afirma que o mais gratificante na profissão é ajudar pessoas a realizarem sonhos. Ana Flávia entende que um dos maiores sonhos dos brasileiros é a compra da casa própria e isso é o que contribui para que ela permaneça tantos anos na profissão. "Esse gosto que eu despertei pela corretagem eu descobri diretamente com o contato com o cliente. O corretor não deve apenas querer vender o imóvel, mas deve conversar e entender o que a pessoa realmente quer. Por isso ajudo como se estivesse comprando um imóvel para mim mesma", destaca.

Mudança de área

A corretora Ketlyn Ribeiro da Silva (24) trabalhava na área de Recursos Humanos antes de apostar na nova carreira como corretora de imóveis há menos de um ano e se surpreendeu com os resultados. "Eu trabalhei durante seis anos com RH e estava recebendo seguro-desemprego quando apareceu essa oportunidade por meio da indicação de uma amiga. Resolvi apostar e agora eu tenho grande interesse em seguir na profissão", destaca a profissional que atua na MRV. Ela destaca que os bons rendimentos conquistados com as vendas de imóveis, principalmente com o setor em crescimento mesmo durante a pandemia, estimulam a seguir na carreira. "Além disso, a própria empresa possibilita chances de crescimento com um plano de carreira que contempla planos mais ambiciosos na profissão. Assim, podemos crescer sem sair da companhia", completa.

Ela destaca que o fato de ter trabalhado com RH possibilitou usar algumas estratégias para atuar diretamente com a corretagem. "Questões relacionadas à organização, controle, trabalho com planilhas, ligações e relacionamento com os clientes são fundamentais na profissão. À medida que a carteira de clientes vai aumentando, é necessário ter um grande controle", destaca a corretora.

Oportunidades

Para atender a alta demanda, a MRV anunciou a abertura de 30 vagas para corretores de imóveis autônomos para atuação em Goiânia e Anápolis. Os interessados podem enviar os currículos até o dia 30 de agosto para o e-mail [email protected]. As vagas para corretor são na modalidade de prestação de serviço. Para participar da seleção para corretor de imóveis é necessário ter Ensino Médio completo e experiência profissional na área de vendas. Também é necessário ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Goiás (Creci-GO) ou disponibilidade para fazer o curso de Técnico em Transações Imobiliárias.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia