Vitrine Flores

Rosa do Deserto: dicas para cultivar essa belíssima espécie de flor

Linda e resistente, essa planta vem conquistando o coração dos brasileiros.

Por GG Notícias

18/11/2021 às 09:25:09 - Atualizado há

A planta nativa da África, de nome científico Adenium Obesum está cada vez mais popular no Brasil, ganhando mais espaço nos jardins por aí. Uma planta exótica, de beleza única, com suas raízes a mostra e pode apresentar uma variação de 150 cores.

A rosa do deserto preta é uma das mais raras

A flor tem um desenvolvimento lento, principalmente quando é derivada da semente. Para um desenvolvimento mais rápido, é indicado que a planta seja oriunda de uma muda.

A Rosa do Deserto, como é comumente chamada, se adapta muito bem a regiões tropicais. A média diária de sol deve variar entre 4 a 6 horas. Por ser original de regiões bem quentes, a planta assim com o cacto, consegue ter um reservatório grande de água em seu caule, necessitando de pouca rega.


Um dos grandes problemas no cultivo da flor é o excesso de água. O correto é regar a planta quando verificar que o solo está seco, o que é possível averiguar com o dedo ou um palitinho. A irrigação excessiva encharca o solo, o que pode causar o apodrecimento do caule da planta.

No verão, faça regas de duas a três vezes por semana. No inverno, reduza para uma vez a cada sete dias.

Uma dica para o sucesso da Rosa do Deserto é escolher bem o substrato onde ela vai ficar. Existem lojas especializadas que vendem a mistura de solos já pronta, mas você também pode montar a sua com cascas, areia, húmus e até carvão vegetal que ajuda na drenagem do solo.


Outro aspecto importante é a escolha do vaso: em geral, a flor pode ficar em um vaso médio para se desenvolver bem. Deve-se colocar pedras no fundo do vaso para facilitar a drenagem da água através do substrato.

Fertilizantes para floração, bem como podas também são imprescindíveis para a correta evolução da rosa.

Então vamos fazer um resumo das dicas para o cultivo dessa flor encantadora:

1. Escolha um ambiente com luz solar.

2. Prepare o vaso para colocar a planta.

3. Plante sua mudinha.

4. Irrigue sua planta de acordo com a necessidade do solo.

5. Use fertilizantes para floração.


Não é tão complicado assim, não é mesmo? Agora que você já sabe como cultivar e cuidar da sua rosa do deserto, corre logo adquirir uma, ou aperfeiçoar os cuidados com a que já possui.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias