Cidades Turismo

10 fatos sobre Taquaruçu que vão fazer você se apaixonar por esse distrito de Palmas

Você já conhece o distrito das cachoeiras? Nós vamos te dar motivos para se apaixonar por ele!

Por GG Notícias

09/02/2022 às 15:41:26 - Atualizado há
Foto: divulgação

A aproximadamente 35km do centro de Palmas está localizado Taquaruçu, que é mais conhecido como distrito das cachoeiras. Mas o que pouca gente sabe é que o distrito tem muito mais a oferecer, além das cachoeiras. Nós vamos te contar um pouquinho dos encantos de Taquaruçu. Confira 10 motivos para você se apaixonar pelo local:

Casas Históricas


Taquaruçu é um dos povoados mais antigos do Tocantins, onde havia grande quantidade de propriedades rurais e surgiu a partir de um ponto de parada de tropeiros que faziam o trajeto entre Porto Nacional (cidade a 60 km de Palmas, tida como o berço histórico do Tocantins) e outros municípios. Por isso, no distrito existem várias casinhas coloridas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Inclusive existe um museu no distrito chamado Casa Vitor, que preserva a história local.


Clima Fresco

Devido as serras e cachoeiras, o clima do distrito contrasta com o de Palmas. De dia já dá pra sentir a diferença, mas a noite é que pode rolar um friozinho tocantinense. Tanto que a maioria dos moradores não usa um item tão amado pelos palmenses - o ar condicionado.


Cachoeiras

São 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas e córregos, num local onde o turista pode chegar tanto a pé quanto de bicicleta, e se refrescar nas águas.

Entre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Roncadeira - com 70 metros de altura; a Cachoeira Escorrega Macaco, a Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Três Quedas, Cachoeira Bela Vista e Cachoeira Ecológica.

Companhia de Circo


O Circo de Taquaruçu, chamado Cia Os Kaco, está no distrito desde 2013. A companhia se estabeleceu e iniciou sua trajetória como circo social, oferecendo aulas de Circo e Capoeira Angola, aonde continua até hoje. Atualmente desenvolve um trabalho contínuo de atividades de sensibilização e acesso cultural circense, além de fazer parte da produção de grandes festivais pelo Brasil. Nós já fizemos uma matéria exclusivamente sobre a Cia, confira aqui.


Bares e Restaurantes

Bar e restaurante é o que não falta no distrito. Taquaruçu oferece uma gastronomia bem variada, com restaurantes populares, nordestinos, alta cozinha, massa e muito mais. Vale a pena conferir!


Mirantes

Tem a famosa Pedra do Pedro Paulo, o Mirante da Serra, o mirante da cachoeira Bela Vista e muitos outros. Sem dúvidas, o mirante da Cachoeira Bela Vista impressiona, por proporcionar ao turista ver até o lago de Palmas e apreciar um pôr do sol de arrasar!


Pousadas

De pousadas luxuosas às mais simples, na cidade, na mata, até airbnb. Tudo tem no distrito mais famoso de Palmas. Mas em qualquer lugar que se hospedar, será aconchegante!


Festivais


Com certeza o festival mais famoso é o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que reúne diversas comidinhas deliciosas, além de shows incríveis. Mas ainda tem outros festivais como o Festival de Circo e o Festival de Colheita da Jabuticaba. É muito gostoso conviver com os moradores do distrito e conhecer os costumes locais!


Tirolesa

Inaugurada em 2009, a tirolesa Voo do Pontal, localizada na Pousada Rural Pontal do Meio, a 2 km do centro de Taquaruçu, está entre as mais altas do país na categoria esporte vertical. A tirolesa é a maior da região norte, com 1.300 metros de extensão, a uma altitude de 380 metros. É só voar pelo Vale do Sumidouro para experimentar uma sensação maravilhosa e emocionante, sem qualquer esforço físico e contemplar a natureza com uma visão única da paisagem serrana.


Praça Joaquim Maracaípe

Na pracinha central de Taquaruçu é possível conhecer comerciantes locais, comer nas barraquinhas e ver a fonte que jorra água, lembrando uma cachoeira. A praça é ponto de encontro de moradores e turistas, além de ser palco de diversos eventos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias