Goiás Tocantins

Ganhador do Jabuti 2022, Marcello Quintanilha lança livro em Goiânia

Premiado internacionalmente, o autor estará na cidade para o lançamento do título Alimenta Estes Olhos, na Livraria Palavrear (6/12), e para a abertura oficial da 14ª CRASH - Mostra Internacional de Cinema Fantástico (7/12)

Por GG Notícias

30/11/2022 às 14:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Marcello Quintanilha, ganhador do Prêmio Jabuti 2022 na categoria História em Quadrinhos, estará em Goiânia nos dias 6 e 7 de dezembro. Um dos maiores nomes das HQs em atuação no mundo, Quintanilha venceu a prestigiada premiação com o livro Escuta, Formosa Márcia (Editora Veneta). O anúncio foi feito no último dia 24 de novembro. Na capital goiana, ele participa presencialmente da CRASH em dois eventos imperdíveis.

No dia 6 de novembro (terça-feira), às 18 horas, realiza bate-papo e sessão de autógrafos na Livraria Palavrear, lançando seu novo livro Alimenta Estes Olhos. Na noite seguinte é a vez de participar da abertura oficial da 14ª CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, no Cine Cultura, às 19 horas. A arte oficial da edição 2022 da mostra foi criada por ele.

"Ano após ano, buscamos os artistas mais singulares para criarem a identidade visual da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico. Nesta 14ª edição, não poderíamos estar mais honrados: ninguém menos que o inigualável Marcello Quintanilha assina a arte do festival!", diz Márcio Júnior, que ao lado de Márcia Deretti, ambos da MMarte Produções, organiza a CRASH.

Além do Jabuti, Escuta, Formosa Márcia também ganhou o principal prêmio do Festival de Angoulême, o Fauve D"Or, o Prêmio Grampo de Ouro 2022, o troféu de melhor quadrinista no CCXP Awards 2022 e dois troféus HQMIX – Roteirista Nacional e Relevância Internacional. Também levou o HQMIX de Exposição, por Marcello Quintanilha – Chão de Estrelas, realizada no Festival de Amadora, em Portugal.

Alimenta Estes Olhos

O mais novo lançamento assinado pelo autor cobre mais de 20 anos da carreira de um dos mais celebrados quadrinistas do país, reunindo, além de diversas histórias inéditas, dois de seus maiores clássicos: Sábado dos Meus Amores (2009), que entrou para lista da Folha de São Paulo dos 200 livros para entender o Brasil, e Almas Públicas (2011).

Quintanilha mergulha de cabeça no cotidiano da classe trabalhadora, em 20 histórias que viajam das favelas cariocas até o litoral baiano, transitando entre o atual e o nostálgico, entre a poesia e a loucura, entre o trágico e o cômico. Uma coletânea indispensável, dividida em três partes, com as histórias que fizeram Aldir Blanc definir Quintanilha como "o Rossellini tupiniquim", incluindo seu primeiro livro, Fealdade de Fabiano Gorila, considerado uma das melhores narrativas já feitas (em qualquer arte) sobre futebol.

Sobre o artista

Marcello Quintanilha nasceu em 1971, em Niterói. Autodidata, começou a publicar quadrinhos ainda adolescente, desenhando gibis de terror e artes marciais sob o pseudônimo "Marcello Gaú". Na década seguinte, se dedicou ao mundo da animação, além de iniciar uma constante colaboração com a imprensa, assinando trabalhos em veículos como O Estado de São Paulo, Bravo, Le Monde, Internazionale, Art Review, La Vanguardia, Le 1, El País, etc.

Em 1999 publicou seu primeiro livro de quadrinhos: Fealdade de Fabiano Gorila, incluso nesta coletânea. Três anos depois, traslada-se para Barcelona, assumindo os desenhos da série Sept Balles pour Oxford, com roteiros de Jorge Zentner e Montecarlo. Em 2005, após uma viagem à capital baiana, lança Salvador, uma mistura orgânica entre texto e desenho, que ganhou uma nova edição pela Veneta em 2022. Depois vieram os livros que compõem a maior parte desta coletânea: Sábado dos Meus Amores (2009) e Almas Públicas (2011). Em 2012, uma adaptação do clássico O Ateneu (2012), de Raul Pompeia.

Tungstênio foi lançado pela Veneta em 2014, um sucesso internacional que rendeu a Quintanilha diversos prêmios, incluindo seu primeiro Angoulême, o Fauve Polar, que abrange os gêneros policial, thriller e suspense. Em 2018, a adaptação do livro estreou nos cinemas brasileiros, dirigida por Heitor Dhalia. Talco de Vidro foi lançado em 2015, outro grande sucesso de público e crítica. Em 2016, Hinário Nacional, premiado com um Jabuti. Depois vieram Todos os Santos (2018), Luzes de Niterói (2019) e, em 2020, seu primeiro romance, Deserama.

Lançado em 2021, Escuta, Formosa Márcia colocou o nome de Quintanilha na História como o primeiro brasileiro a receber o Fauve D"Or, o principal prêmio do Festival de Angoulême e um dos mais prestigiados na indústria internacional de quadrinhos.

Alimenta Estes Olhos é o novo livro de Quintanilha, que cobre mais de 20 anos de carreira do quadrinista reunindo os já clássicos Sábado dos Meus Amores e Almas Públicas, além de HQs inéditas. Atualmente, Marcello Quintanilha segue vivendo e trabalhando em Barcelona, na Catalunha.

Sobre a Crash

A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico será realizada nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de dezembro, com entrada franca, no Cine Cultura, em Goiânia. Nesta edição, foram quase 500 filmes inscritos, de mais de 50 países diferentes. A seleção deu trabalho para os curadores André LDC, Beatriz Saldanha, Carlos Primati e Gurcius Gewdner. 83 filmes foram selecionados. Destes, 7 longas, sendo 6 nacionais e 1 internacional. A lista completa dos filmes está disponível no site www.mostracrash.com.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias