Geral Falências

Como a quebra de bancos norte-americanos pode afetar o Brasil

Por Alex Neto

14/03/2023 às 02:39:29 - Atualizado há

Segundo o professor de economia André Roncaglia, a quebra dos bancos norte-americanos era previsível, devido à aceleração da taxa de juros nos Estados Unidos.

Isso deve levar o Banco Central americano a rever seu posicionamento em relação à elevação da taxa de juros, o que pode resultar em um espaço maior para o Banco Central brasileiro iniciar ou antecipar o processo de corte de juros e fazer isso de maneira mais acelerada.

Roncaglia acredita que essa decisão pode trazer efeitos positivos para a economia brasileira, como a reativação dos motores da economia de forma mais sustentada, o que pode ajudar o país a crescer mais neste ano e melhorar os indicadores de atividade econômica, como a empregabilidade e a qualidade de vida da população.

No entanto, tudo isso dependerá das decisões do Banco Central brasileiro e do impacto da quebra desses bancos nos mercados financeiros globais.

Então, segundo as opiniões dos especialistas, há perspectivas divergentes sobre os possíveis efeitos do fechamento dos bancos norte-americanos na política de juros do Brasil.

Enquanto o professor André Roncaglia acredita que o Banco Central brasileiro pode ter mais espaço para iniciar ou antecipar o processo de corte de juros devido à desaceleração do processo de normalização monetária nos Estados Unidos, o professor William Baghdassarian avalia que a incerteza gerada pelos acontecimentos pode ter um impacto negativo na taxa de câmbio e na inflação, o que pode levar o Banco Central a ter menos incentivos para buscar a redução das taxas de juros.

Portanto, ainda não é possível prever com certeza qual será a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima reunião.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias