Geral ECONOMIA

Programa Jovem Trabalhador de TO abre inscrições para jovens com Deficiência

O Programa Jovem Trabalhador, no Tocantins, está com inscrições abertas desde o último dia 1º, com a destinação de cotas de 5% a 10% para Pessoas com Deficiência (PCD).

Por GG Notícias

09/05/2023 às 15:40:00 - Atualizado há

O Programa Jovem Trabalhador, no Tocantins, está com inscrições abertas desde o último dia 1º, com a destinação de cotas de 5% a 10% para Pessoas com Deficiência (PCD). A iniciativa visa promover a inclusão de jovens PCD no mercado de trabalho, ocupando a função de auxiliar administrativo em órgãos públicos em suas cidades.

A ação é desenvolvida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), e tem como objetivo contratar 3 mil jovens nos 139 municípios do estado.

Segundo o governo estadual, a oportunidade pode transformar a vida de muitos jovens, assim como aconteceu com Eshelly Cândido, de 20 anos, que atua como Jovem Aprendiz há um ano. Ela comemora a chance que recebeu e afirma estar aprendendo muito em seu primeiro emprego.

"Essa oportunidade me ajudou muito. Estou muito feliz com meu primeiro emprego, e aprendendo bastante. Acho que também irá ajudar muitos jovens de todo o estado", afirmou Eshelly.

O jovem Luccas Santos também teve uma experiência positiva no programa e foi efetivado após o contrato como jovem aprendiz. Hoje, ele atua como atendente na sede da Renapsi, em Palmas, e incentiva outros jovens a se inscreverem no programa.

"Quando eu fui jovem aprendiz foi uma experiência enorme pra mim, uma experiência nova, gostei bastante e abriu novas portas, novas oportunidades. Após o meu contrato se encerrar eu fui efetivado e hoje trabalho na Renapsi. A experiência é muito gratificante. Eu incentivo muitos jovens hoje a se inscrever, se cadastrar no nosso site, concorrer às vagas, para poder, futuramente, ter um bom emprego, como eu, e mais oportunidades na vida", contou Luccas.

Com a destinação de cotas para jovens PCD, o Programa Jovem Trabalhador do Tocantins contribui para a inclusão e diversidade no mercado de trabalho, promovendo a igualdade de oportunidades para todos. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 16 de maio, e podem ser realizadas através do site da Renapsi.



Como se inscrever

Para se candidatar ao programa Jovem Trabalhador é necessário entrar no site https://jovemtrabalhadorto.org.br/ e preencher a inscrição. Podem participar jovens entre 16 e 21 anos que já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio em escola pública, ou que são bolsistas integrais em instituições particulares. Essa regra também se aplica a estudantes universitários.

O candidato deve ter uma renda familiar de até 2 salários-mínimos nacionais ou meio salário-mínimo per capita, e preferencialmente estar inscrito em programas sociais do governo. Se o candidato for jovem com deficiência, é obrigatória a apresentação de um laudo comprobatório. Há cotas para jovens do sistema socioeducativo e prioridade na contratação de jovens ribeirinhos, indígenas e quilombolas.

Os jovens selecionados assinarão um contrato de trabalho formal e receberão uniforme, crachá, vale-transporte (se necessário), 13º salário, seguro de vida, férias, além de atendimento psicossocial e psicopedagógico.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias