Geral Conta de Luz

ANEEL Anuncia Reajuste Tarifário da Energia no Tocantins

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulga aumento médio de 8,95% nas tarifas da Energisa Tocantins, afetando milhares de consumidores.

Por Redação

03/07/2024 às 21:25:59 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A ANEEL revelou nesta terça-feira (02/07) o aguardado Reajuste Tarifário Anual da Energisa Tocantins, com um impacto significativo para os tocantinenses. O aumento médio, fixado em 8,95%, entra em vigor a partir de 4 de julho e abrange tanto clientes residenciais quanto industriais do Grupo A, este último com um ajuste ligeiramente inferior, de 8,94%.

Foto: Divulgação

Este processo é parte integrante do contrato de concessão da empresa, regulado rigidamente pela ANEEL, que define as diretrizes para os reajustes em todas as distribuidoras de energia do país. Em 2024, um dos principais fatores que influenciaram esse índice foi a receita de tributos, como a devolução do PIS/COFINS de 2023, não gerenciados pela Energisa. Esse valor é integralmente repassado aos órgãos competentes pela distribuidora, que, por sua vez, administra apenas 1,82% do reajuste total da tarifa, abaixo da inflação.

Nos últimos 12 anos, as tarifas de energia no Tocantins têm mantido um crescimento abaixo dos índices do IGPM e IPCA, conforme revelado por dados gráficos. A composição da fatura de energia elétrica reflete essa realidade, onde 35,7% são destinados à Energisa para cobrir operações, manutenção e investimentos na rede elétrica, enquanto encargos governamentais como ICMS, PIS/COFINS e a taxa de iluminação pública compõem aproximadamente 31,5% do total.

Foto: Divulgação

A Energisa Tocantins, que atende cerca de 680 mil clientes em 139 municípios, tem se destacado não apenas pelos investimentos substanciais no estado – mais de R$ 3,6 bilhões nos últimos 10 anos –, mas também pela eficiência operacional. Em 2024, a empresa anuncia um aporte adicional de R$ 626,8 milhões, visando melhorias contínuas. Este esforço tem resultado em reconhecimento: em março deste ano, o estado foi classificado como o terceiro melhor fornecimento de energia do Brasil pela ANEEL, com indicadores de qualidade superiores aos padrões regulatórios.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub