Geral ECONOMIA

Tocantins registra a terceira menor taxa de desemprego na região Norte, de acordo com a última PNAD

O Estado do Tocantins apresentou resultados positivos em relação ao emprego, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por GG Notícias

23/05/2023 às 10:07:44 - Atualizado há

O Estado do Tocantins apresentou resultados positivos em relação ao emprego, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro trimestre de 2023, o estado contava com uma população ocupada de 751.000 trabalhadores, um aumento de 7,29% em relação ao trimestre anterior, que registrava 700.000 trabalhadores. Isso significa que houve um acréscimo de 51 mil pessoas empregadas no período.

Além disso, a PNAD revelou que a população desocupada no Tocantins foi de 56 mil trabalhadores, representando uma redução de 21,13% na taxa de desemprego em comparação ao último trimestre de 2022. Esses números posicionam o Tocantins como o terceiro estado com a menor taxa de desemprego na região Norte.

Jonis Calaça, gestor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), atribui esses resultados positivos às iniciativas crescentes do Governo do Estado em promover o crescimento econômico. Ele afirma: "Além dos investimentos, o Governo tem priorizado a educação e a capacitação profissional dos tocantinenses. Somente neste ano, a Setas capacitou mais de 4 mil pessoas e, no início deste mês, lançamos o Programa Jovem Trabalhador, que oferecerá oportunidades de primeiro emprego para 3 mil jovens dos 139 municípios do estado."

É importante lembrar que, de acordo com o IBGE, a população ocupada inclui aqueles que desempenham qualquer atividade remunerada ou não, por conta própria ou como empregadores, enquanto a população desocupada é composta por pessoas sem emprego, mas disponíveis para trabalhar e que realizaram algum esforço mínimo para encontrar uma ocupação.

Características da população ocupada no Tocantins

No primeiro trimestre de 2023, o Tocantins contava com uma população ocupada de 751.000 trabalhadores. Dentre eles, 21% eram trabalhadores por conta própria (160.000), 22% eram empregados no setor público (estadual, municipal e federal), incluindo militares (167.000), 23% eram trabalhadores do setor privado com carteira assinada (175.000), 20% eram trabalhadores do setor privado sem carteira assinada (152.000), 8% eram trabalhadores domésticos (56.000), 4% eram empregadores (30.000) e 2% eram trabalhadores familiares (11.000).

Tocantins no ranking nacional de taxa de desemprego

Segundo a PNAD Contínua do IBGE referente ao 1º trimestre de 2023, o Tocantins registrou a terceira menor taxa de desocupação (desemprego) entre os estados da região Norte, alcançando 6,9%. Em nível nacional, o estado ficou em 10º lugar, com uma das menores taxas de desemprego do país, ficando atrás apenas de Rondônia e Santa Catarina.

Esses dados reforçam a posição favorável do Tocantins no mercado de trabalho, demonstrando uma tendência positiva de geração de empregos. O estado tem se destacado não apenas pela redução do desemprego, mas também pela implementação de políticas e programas voltados para o crescimento econômico e a qualificação profissional.

A conquista desse terceiro lugar na região Norte é resultado dos esforços do governo estadual, como destaca Jonis Calaça, gestor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Ele ressalta que, além dos investimentos realizados, o governo tem investido na educação e capacitação dos cidadãos do Tocantins. Somente neste ano, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas pela Setas, e o recente lançamento do Programa Jovem Trabalhador oferece oportunidades de primeiro emprego para 3 mil jovens em todo o estado.

A população ocupada no Tocantins abrange uma variedade de setores e ocupações, com destaque para trabalhadores por conta própria, empregados no setor público e privado, tanto com carteira assinada quanto sem carteira, além de trabalhadores domésticos, empregadores e trabalhadores familiares. Essa diversidade reflete a dinâmica econômica do estado e a contribuição de diferentes segmentos para a geração de empregos e renda.

Os resultados positivos no mercado de trabalho do Tocantins são um reflexo das políticas governamentais, dos investimentos realizados e do empenho em capacitar a população. Com uma taxa de desemprego em queda e um aumento significativo no número de pessoas empregadas, o estado se destaca como um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social de seus cidadãos.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias