Geral ECONOMIA

Secretário Carlos Humberto Lima e presidente da Companhia Portuária do Itaqui discutem investimentos para impulsionar o Terminal Integrador de Palmeirante

Nesta sexta-feira, 26, o Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, se reuniu com Guilherme Elarrat Eloy, diretor-presidente da Companhia Portuária do Itaqui (Copi), para debater os planos de desenvolvimento e investimentos em infraestrutura do Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa).

Por GG Notícias

28/05/2023 às 19:11:06 - Atualizado há

Nesta sexta-feira, 26, o Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, se reuniu com Guilherme Elarrat Eloy, diretor-presidente da Companhia Portuária do Itaqui (Copi), para debater os planos de desenvolvimento e investimentos em infraestrutura do Terminal Integrador de Palmeirante (Tipa). Durante a reunião, também foi apresentado um projeto para a instalação de uma usina fotovoltaica no local.

O Terminal de Transbordo de Palmeirante, operado pela Copi em parceria com a VLI, está integrado ao Porto de Itaqui por meio da Ferrovia Norte-Sul, formando um corredor logístico para o transporte de fertilizantes na região do Arco Norte. Até o momento, o corredor já transportou aproximadamente 100 mil toneladas, e espera-se que esse número chegue a 500 mil toneladas até o final deste ano.

"O Tocantins oferece um ambiente logístico diferenciado que atrai o interesse de novos investidores. Recebemos o presidente da empresa responsável pelo Porto de Itaqui e pelo Terminal de Palmeirante para conhecer os novos projetos de investimento e avaliar como o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), pode apoiar esses empreendimentos por meio de políticas de desenvolvimento econômico. Nosso objetivo é criar condições fundamentais para atrair novos investimentos e promover o desenvolvimento econômico sustentável do Tocantins", afirmou o secretário Carlos Humberto Lima.

Durante a reunião, Guilherme Eloy, presidente da Copi, entregou ao secretário o projeto de implantação de uma usina de energia solar no Terminal de Palmeirante. De acordo com Eloy, o projeto possibilitará a geração de energia para a operação do próprio terminal. "Isso não apenas trará economia, mas também promoverá a sustentabilidade em nossas operações, por meio do uso de uma matriz energética mais limpa. Foi uma conversa muito produtiva, e saímos muito satisfeitos em poder contribuir para o desenvolvimento e crescimento do estado", resumiu.


Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias