Tocantins TOCANTINS

Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna: Tocantins adere ao projeto "Zero Morte Materna

No domingo, 28 de maio , foi celebra-se o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, uma data que tem como objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre os direitos relacionados à gravidez e à saúde das mulheres durante esse período.

Por GG Notícias

30/05/2023 às 07:13:16 - Atualizado há

No domingo, 28 de maio , foi celebra-se o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, uma data que tem como objetivo conscientizar a sociedade brasileira sobre os direitos relacionados à gravidez e à saúde das mulheres durante esse período. A morte materna é definida como o óbito de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou localização da gravidez. Ela pode ser causada por fatores relacionados ou agravados pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela.

O Governo do Tocantins aderiu ao projeto "Zero Morte Materna", elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de promover intervenções eficazes na promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento oportunos e adequados para reduzir as mortes por hemorragia obstétrica. O projeto busca garantir cuidados contínuos, desde o lar até a comunidade, até os serviços de saúde.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) mostram que houve 20 mortes maternas registradas no Tocantins em 2022 e seis em 2023. As principais causas de morte materna são hemorragia grave, hipertensão durante a gestação, infecções, parto obstruído e outras causas diretas, além de complicações de aborto e coágulos sanguíneos. Amanda Rodrigues Tavares, gerente de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários da SES-TO, destacou que a maioria das causas de mortalidade materna pode ser considerada evitável e que o pré-natal é uma estratégia fundamental para reduzir essas mortes. Atualmente, um projeto em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ) busca qualificar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no cuidado pré-natal.

Além desse projeto, a SES-TO está trabalhando em iniciativas como a Construção do Plano de Vinculação das Gestantes ao local do parto (fluxo de acesso às gestantes na rede de atenção à saúde), a Construção da Linha de Cuidado Materno Infantil do Tocantins, o Projeto Fortalece Pré-Natal e a reativação e reestruturação do Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil (CEPOMFI).

A SES-TO também possui uma parceria com o Instituto Fernando Filgueiras (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias