Geral Brasil

Inflação Desacelera em Maio: Queda nos Transportes e Artigos de Residência Impactam Índice

IPCA registra 0,23% de crescimento, mostrando desaceleração em relação a abril, com destaque para redução nos grupos de transportes e artigos de residência

Por Redação

07/06/2023 às 14:00:00 - Atualizado há
Gazeta do Povo

A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apresentou uma desaceleração significativa no mês de maio, registrando um aumento de apenas 0,23%, em comparação com os 0,61% observados em abril. Os dados divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam uma trajetória de desaceleração no índice, que acumula alta de 2,95% no ano e 3,94% nos últimos 12 meses (confira os números completos na íntegra).

De acordo com o IBGE, os maiores impactos na desaceleração foram verificados nos grupos de transportes, com uma queda de 0,57%, e artigos de residência, com uma redução de 0,23%. Em contrapartida, o grupo de alimentação apresentou um aumento de 0,16%, em comparação aos 0,71% registrados no mês anterior.

"É importante ressaltar que o grupo de alimentação possui um peso significativo no índice, o que acaba influenciando consideravelmente o resultado geral", explica André Almada, analista da pesquisa do IBGE.

Além disso, os grupos de saúde e habitação apresentaram uma alta de 0,93% e 0,67%, respectivamente, no mês de maio.

O IBGE também divulgou os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que registrou um aumento de 0,23%, abaixo dos 0,53% registrados em abril. No acumulado do ano, o INPC apresenta uma elevação de 2,79%, enquanto nos últimos 12 meses a alta é de 3,74%.

A desaceleração da inflação em maio traz um alívio para os consumidores e reflete os movimentos nos diferentes setores da economia. A queda nos preços dos transportes e artigos de residência contribuíram para esse cenário, enquanto outros grupos apresentaram variações positivas. Acompanhar de perto a evolução desses índices é fundamental para compreender o impacto nas finanças pessoais e nas políticas econômicas do país.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia