Tocantins Saúde

Programa Melhor em Casa: Atendimentos noturnos beneficiam pacientes e desafogam hospitais

Equipe multiprofissional amplia horário de atendimento, proporcionando cuidados humanizados e desospitalização segura

Por Redação

18/06/2023 às 10:00:00 - Atualizado há
Luciana Barros

No avanço contínuo para oferecer cuidados de saúde cada vez mais abrangentes e humanizados, o Programa Melhor em Casa, vinculado ao renomado Hospital Geral de Palmas (HGP), deu um importante passo: ampliou o horário de atendimento para beneficiar os pacientes durante o período noturno. Essa iniciativa não apenas proporciona um atendimento mais próximo e confortável, no aconchego do lar, mas também contribui para desafogar os hospitais de emergência.

A equipe multiprofissional do Programa Melhor em Casa é composta por clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros profissionais dedicados. Eles acompanham, em média, 160 pacientes por mês, somente na cidade de Palmas.

Maria das Graças Rios, coordenadora do serviço, destaca o objetivo principal do programa: melhorar a assistência aos pacientes, agora com medicação administrada a cada 8 horas, para promover uma desospitalização segura. O Programa Melhor em Casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), busca proporcionar qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes atendidos são de média complexidade e necessitam de cuidados constantes da equipe multidisciplinar. Dessa forma, é possível liberar leitos hospitalares e evitar que eles retornem à unidade hospitalar, recebendo o tratamento necessário no conforto de seus lares. Aproximadamente 98% dos pacientes atendidos pelo programa são desospitalizados do HGP, enquanto os demais vêm de outras unidades hospitalares com leitos do SUS.

Um relato emocionante vem da Marcela Guedes, cujo pai, de 82 anos, é um dos pacientes beneficiados com o novo horário de atendimento. Ela destaca como o atendimento noturno facilita o cuidado e contribui para a qualidade de vida, especialmente considerando o estágio avançado da doença de seu pai. O cuidado prestado em casa evita a necessidade de idas frequentes ao hospital, reduzindo o risco de contrair outras doenças devido à imunidade fragilizada. Para Marcela, contar com o suporte noturno da equipe do programa é uma bênção.

Para ter acesso ao Programa Melhor em Casa, é necessário que o paciente seja usuário do Serviço de Atenção Domiciliar, com a prévia concordância sua, de seus familiares ou cuidadores, mediante a assinatura de um termo de esclarecimento e responsabilidade. Além disso, é preciso que o médico que o acompanha no hospital faça a solicitação. Se o usuário estiver em casa e necessitar de acompanhamento, é necessário apresentar a solicitação do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) responsável pelo atendimento ao paciente. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 3218-1059.

O Programa Melhor em Casa continua a se aprimorar para oferecer um atendimento de excelência, visando o bem-estar e a saúde dos pacientes, ao mesmo tempo em que contribui para aliviar a pressão sobre os hospitais. A iniciativa demonstra o comprometimento das autoridades de saúde em fornecer cuidados abrangentes e humanizados, garantindo qualidade de vida mesmo nos momentos mais desafiadores.

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