Geral Economia

Embraer se une à fabricante japonesa para criar empresa de motores elétricos de carros voadores

Parceria entre Embraer e Nidec resulta na criação de uma nova empresa sediada nos Estados Unidos para o desenvolvimento de motores elétricos para eVTOLs.

Por Redação

19/06/2023 às 09:45:00 - Atualizado há
Embraer

Uma parceria estratégica entre a brasileira Embraer e a fabricante japonesa Nidec acaba de dar vida a uma nova empresa dedicada ao desenvolvimento de motores elétricos para os famosos carros voadores, também conhecidos como eVTOLs. O anúncio dessa colaboração promissora foi feito durante o prestigioso Paris Air Show, um evento de destaque no cenário da indústria aeroespacial global.

A participação acionária na empresa recém-criada será de 49% para a Embraer e 51% para a Nidec, conforme reportado pelo jornal Valor Econômico. Com sede em Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos, a nova companhia contará com o apoio das unidades industriais das duas empresas localizadas no Brasil e no México, conforme informado em comunicado oficial. Seu objetivo primordial é o desenvolvimento de motores elétricos para diversas categorias de aeronaves.

A Embraer, com seu renome e experiência de 50 anos no mercado, é uma empresa brasileira atuante nos segmentos de aviação comercial, executiva, agrícola, defesa e segurança. Ela se destaca como uma das principais fabricantes e fornecedoras de aeronaves e sistemas, além de oferecer serviços e suporte aos clientes após a venda.

Ao longo de sua trajetória, a Embraer já produziu cerca de 8 mil aeronaves, estabelecendo-se como uma referência de qualidade e inovação. A cada dez segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros, reafirmando sua presença global.

Em março de 2021, a empresa surpreendeu o mundo ao apresentar o projeto revolucionário do eVTOL, uma aeronave equipada com motor elétrico que ganhou popularmente a alcunha de "carro voador". Essa iniciativa audaciosa demonstrou o compromisso da Embraer em estar na vanguarda da inovação e da mobilidade aérea do futuro.

Agora, com a parceria com a Nidec, renomada fabricante japonesa de motores elétricos, a Embraer solidifica seu papel de liderança na indústria aeroespacial e fortalece sua atuação no campo dos eVTOLs. Essa colaboração estratégica trará uma expertise única e combinada, acelerando o desenvolvimento de motores elétricos eficientes e sustentáveis para impulsionar a mobilidade aérea urbana.

À medida que avançamos rumo a um futuro repleto de possibilidades, a parceria entre Embraer e Nidec marca um importante capítulo na busca contínua por soluções inovadoras que transformarão a maneira como nos deslocamos pelo ar. Os carros voadores deixam de ser apenas um sonho distante para se tornarem uma realidade cada vez mais palpável. Combinando a visão pioneira da Embraer e a experiência técnica da Nidec, podemos vislumbrar um horizonte onde a mobilidade urbana ganhará novas dimensões e a liberdade de voar estará ao alcance de todos.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias