Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Censura

Associação de emissoras de rádio defende liberdade de programação em meio a ação contra a Jovem Pan

Abert expressa preocupação com a cassação de concessões e reafirma importância do pluralismo de opinião


Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) emitiu um comunicado expressando sua preocupação com a ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) que busca cassar três concessões da Jovem Pan. A emissora é acusada de disseminar desinformação e "fake news".

Segundo a Abert, a liberdade de programação das emissoras é fundamental para o livre exercício do jornalismo e para a existência do pluralismo de opinião, valores que devem ser preservados. A associação, que representa mais de 3 mil companhias privadas de rádio e televisão, afirmou que estará vigilante na defesa da liberdade de expressão e de imprensa, acompanhando de perto os desdobramentos dessa ação.

A Jovem Pan, por sua vez, emitiu uma nota informando que sua defesa será apresentada exclusivamente nos autos do processo. O grupo reafirmou seu compromisso de mais de 80 anos com a sociedade brasileira e a democracia.

A ação de cassação das concessões da Jovem Pan foi movida pelo MPF, que acusa a emissora de se alinhar a uma campanha de desinformação que ocorreu no país ao longo de 2022 e início de 2023, veiculando conteúdos que atentaram contra o regime democrático. O MPF argumenta que tais condutas violam diretamente a Constituição e a legislação relacionada ao serviço público de transmissão em rádio e TV.

Essa ação gera um importante debate sobre a liberdade de expressão, a responsabilidade das emissoras e a necessidade de combater a disseminação de informações falsas. Acompanharemos de perto os desdobramentos desse caso que envolve uma das principais rádios do país.

Jovem Pan cassação de concessões Abert liberdade de programação desinformação regime democrático

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!