Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

Crise no Varejo: Mais de 750 Lojas Fechadas por Gigantes do Setor

Pandemia, inflação e inadimplência contribuem para desidratação do segmento varejista.


Foto: Reprodução

A crise econômica que assolou o setor varejista nos últimos anos tem levado gigantes do mercado a fecharem suas portas em uma tentativa de se reestruturarem e se manterem competitivas. Mais de 750 lojas foram fechadas recentemente por grandes nomes do varejo nacional, em resposta aos desafios impostos pela pandemia, inflação, queda de renda e inadimplência.

O grupo espanhol Dia encabeça a lista de empresas que anunciaram fechamentos em larga escala, com o encerramento de 343 supermercados e três centros de distribuição no Brasil. Em seguida, estão a Americanas, com o fechamento de 159 pontos de venda, o Carrefour, com 123 estabelecimentos, a Marisa, com 89, e a Casas Bahia, com 38 lojas até o terceiro trimestre de 2023.

Foto: Reprodução

Embora todas essas empresas enfrentem desafios semelhantes, como os impactos da pandemia e da inflação, os motivos para o fechamento em massa de lojas são variados. No caso dos supermercados, o crescimento do atacarejo tem sido um entrave significativo para as redes tradicionais, como aponta o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra.

Além disso, a rede Dia enfrentou dificuldades específicas no Brasil, incluindo mudanças frequentes de comando e tentativas malsucedidas de adotar diferentes formatos de loja. O recente pedido de recuperação judicial da empresa, com uma dívida estimada em R$ 1 bilhão, evidencia os desafios enfrentados pela rede no mercado brasileiro.

Foto: Reprodução

Já a Americanas enfrenta uma crise profunda desde janeiro de 2023, quando foi revelada uma fraude contábil de R$ 25,2 bilhões. A empresa tem fechado lojas como parte de seus esforços para se recuperar financeiramente.

O Carrefour, por sua vez, anunciou o encerramento de 123 supermercados devido à falta de rentabilidade, especialmente em face da concorrência dos atacarejos. A Marisa e a Casas Bahia estão passando por processos de reestruturação para garantir a viabilidade e o crescimento sustentável de seus negócios a longo prazo.

Varejo crise fechamento de lojas pandemia inflação inadimplência Brasil Economia Dia Casas Bahia Americanas Marisa Carrefour

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!