Tocantins

Dia Mundial de Combate a Meningite: Uma Campanha Pela Vida e Pela Vacinação

Conheça a importância da vacinação e as ações para prevenir essa infecção grave.

Por Redação

08/10/2023 às 11:00:00 - Atualizado há
Foto: André Araújo

No dia 5 de outubro, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial de Combate às Meningites, uma data que visa destacar a importância da vacinação como a estratégia mais crucial para controlar essa infecção grave que pode causar sequelas devastadoras e até mesmo levar à morte.

A meningite é uma condição que requer atenção imediata, pois pode deixar sequelas graves, como paralisia cerebral, epilepsia, perda auditiva, dificuldades no aprendizado e desenvolvimento, além de alterações motoras. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada e tratada, maiores são as chances de cura e menor o risco de complicações.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza sete vacinas gratuitas para prevenir a meningite desde o nascimento. São elas: BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10-valente, Pneumocócica 13-valente (Conjugada), Pneumocócica 23-valente (Polissacarídica), Meningocócica C (Conjugada) e Meningocócica ACWY (Conjugada). Essas vacinas desempenham um papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes contra as diferentes formas de meningite.

A gerente de Imunização da SES/TO, Diandra Sena, enfatiza a importância de seguir o calendário de vacinação e garantir que as doses recomendadas sejam aplicadas no momento certo. "O imunizante Meningo C e Meningo ACWY deve ser aplicado aos 3 meses e 5 meses, com uma dose de reforço aos 12 meses. Já a Meningo ACWY está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos de idade", destaca.

Os dados no Tocantins mostram que a meningite bacteriana é mais comum no estado. Este ano, foram notificados 127 casos suspeitos de meningite, com 17 confirmações de todas as etiologias em diferentes cidades, incluindo Araguaína, Axixá do Tocantins, Caseara, Gurupi, Goiatins, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Infelizmente, três óbitos foram registrados.

A meningite é uma doença de evolução rápida, cujo prognóstico depende do diagnóstico precoce e do início imediato do tratamento. Ela atinge todas as faixas etárias e é causada por diferentes agentes infecciosos, incluindo vírus, bactérias, fungos, parasitas e traumatismo. A meningite bacteriana, em particular, é causada por agentes altamente contagiosos, como meningococos, pneumococos e hemofílicos.

Os sintomas da meningite em crianças incluem febre, vômito, choro persistente, irritabilidade, recusa alimentar, inchaço da moleira, reflexos anormais e rigidez do pescoço. Em adultos, os sintomas podem variar de febre alta, dor de cabeça, rigidez de pescoço, mal-estar, náuseas e vômitos a intolerância à luz, confusão mental, delírio e coma em casos mais graves.

A meningite bacteriana é mais comum nas estações primavera e verão, enquanto as meningites virais prevalecem no outono e inverno. Entre todas as formas, a meningite meningocócica é a mais grave.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias