Cidades

Seciju e Poder Judiciário Unem Esforços para Ampliar Unidade Penal de Porto Nacional

Presos terão condições melhores no cumprimento de penas com ampliação das instalações

Por Redação

16/10/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Marcos Miranda

Na manhã da última quarta-feira, 11, uma parceria inovadora entre a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO) gerou um marco significativo: a ampliação de três celas na Unidade Penal de Porto Nacional.

Essa expansão traz não apenas acomodações adicionais, mas também um toque de dignidade a uma situação desafiadora. A notável parte desse empreendimento é que a ampliação foi realizada com a mão de obra dos próprios detentos, resultando em remissão de pena através do trabalho.

O Secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, expressou sua satisfação com o resultado dessa colaboração. "Estamos muito satisfeitos por meio dessa parceria conseguir ampliar as celas na Unidade Penal de Porto Nacional. Este é um reflexo dos esforços da administração da unidade, do Poder Judiciário e da atenção do nosso governador, Wanderlei Barbosa, às necessidades da Justiça e Cidadania. Queremos continuar aprimorando todas as unidades do Sistema Penal do Tocantins", disse Amorim.

Foto: Marcos Miranda

Durante a cerimônia de inauguração, a juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues destacou a importância de buscar continuamente melhores condições para a ressocialização dos detentos. "Estamos buscando fazer algo diferente, unindo forças em prol da sociedade, porque as pessoas que estão aqui voltarão à sociedade", enfatizou a juíza.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o promotor de justiça Eurico Greco Puppio, a defensora pública Wanessa Rodrigues de Oliveira, o presidente da Subseção da OAB de Porto Nacional, Ariel Carvalho Godinho, o superintendente de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Porto Nacional, Marcílio Alves Parente, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel José Batista Freitas Júnior, o delegado regional da Polícia Civil, Túlio Pereira Mota, a presidente do Conselho da Comunidade, Elizabeth Carneiro da Silva, o diretor da Escola Alcides Aires Rodrigues, Rogério Araújo Fernandes, o coordenador de Correição Judicial, Renato Alves Gomes, bem como policiais penais, gestores e os servidores da Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema).

A ampliação da Unidade Penal de Porto Nacional é uma prova tangível de que parcerias estratégicas podem resultar em melhorias significativas nas condições dos detentos e, ao mesmo tempo, possibilitar que eles trabalhem em sua própria reabilitação. A esperança é que esses esforços conjuntos continuem a beneficiar a sociedade e os que buscam uma segunda chance.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias