Tocantins

Governo do Tocantins Desbrava Fronteiras Ambientais: Programa Jurisdicional de REDD+ é Destaque em Encontro Internacional

Secretário do Meio Ambiente apresenta iniciativa pioneira para parlamentares da América do Sul durante a 26ª Conferência da UNALE.

Por Redação

13/11/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Clayton Cristus

Em um cenário internacional marcado pela urgência das questões climáticas, o Governo do Tocantins se destaca ao apresentar seu Programa Jurisdicional de REDD+ durante a reunião da União de Parlamentares Sul-americano e Mercosul (UPM), realizada paralelamente à 26ª Conferência da União Nacional Legisladores Estaduais (UNALE) em Fortaleza (CE). O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, teve a oportunidade de compartilhar com parlamentares da América do Sul os esforços pioneiros do estado na vanguarda do mercado voluntário internacional de carbono florestal.

A convite do presidente da UPM, Marcello Lelis trouxe para o debate a importância do REDD+ (Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal) como um instrumento econômico eficiente para a mitigação das mudanças climáticas. Ele ressaltou que essa iniciativa vai além, ao abordar questões sensíveis como os direitos de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores.

Foto: Clayton Cristus

O Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins, como destacado pelo secretário, é uma das primeiras iniciativas do gênero no mundo e representa uma grande conquista. O Governo do Estado obteve a validação para créditos de carbono jurisdicional florestal na ordem de 40 milhões de toneladas, resultado da redução do desmatamento e da degradação florestal entre os anos de 2016 a 2020.

Marcello Lelis enfatizou que essa conquista é um patrimônio coletivo dos tocantinenses. "Da mesma forma que os cidadãos do Tocantins são proprietários das escolas e das estradas, também é de propriedade de todos esses créditos acumulados que serão transformados em benefícios coletivos", destacou.

O presidente da UPM, ressaltou a relevância do tema das mudanças climáticas e destacou que o Tocantins está à frente de vários outros estados do Brasil nesse assunto, já contando com recursos disponíveis provenientes da venda de créditos de carbono. As ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também abordaram o tema durante a programação da Conferência da UNALE, consolidando a importância do Tocantins nesse cenário global.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias