Tocantins

SES-TO Promove Capacitação em Controle do Tabagismo para Servidores Municipais

Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins realiza treinamento para fortalecer o combate, controle e tratamento ao tabagismo nos municípios do estado.

Por Redação

23/11/2023 às 18:15:00 - Atualizado há
Foto: André Araújo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está realizando uma capacitação entre os dias 21 e 23 de novembro para fortalecer as ações de combate, controle e tratamento ao tabagismo nos municípios tocantinenses. O treinamento, que ocorre no auditório da sede do Ministério da Saúde em Palmas, tem como objetivo capacitar os servidores de diversos municípios, incluindo Itapiratins, Fortaleza do Tabocão, Porto Nacional, Nova Rosalândia, Santa Tereza, Palmas, Brasilândia, Maurilândia, Miracema, Arapoema, Divinópolis, Chapada de Areia, Rio Sono, Palmeirópolis e Cariri.

O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, que norteia a capacitação, busca reduzir a prevalência de fumantes e a morbimortalidade associada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. O programa tem como metas a prevenção do tabagismo, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens, além de ampliar a informação sobre os danos causados pelo consumo de tabaco.

Durante o treinamento, os profissionais de saúde recebem informações sobre como realizar a promoção e prevenção do tabagismo em seus municípios. Além disso, são capacitados para oferecer tratamento aos fumantes que buscam ajuda nas unidades básicas de saúde. A coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo/SES-TO, Andréa Cristina Alves, destaca que a capacitação permitirá que os profissionais desenvolvam, implantem e programem ações efetivas em suas regiões.

O tabagismo é um problema global de saúde pública, associado ao surgimento de diversas doenças, incluindo diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) destaca que o tabaco é responsável por grande parte dos casos de câncer de pulmão no país e é um fator de risco significativo para AVC e ataques cardíacos.

O tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) inclui medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário. O atendimento está disponível nas unidades básicas de saúde de todos os municípios.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias