Tocantins

I Seminário de Clima destaca Fenômeno El Niño e Importância do Comitê Estadual do Fogo

Evento realizado pela Energisa aborda cenário climático no Tocantins, El Niño e suas consequências. Defesa Civil Estadual ressalta ações conjuntas e destaca papel do Comitê Estadual do Fogo.

Por Redação

25/12/2023 às 07:00:00 - Atualizado há
Foto: Luiz Henrique Machado

A Energisa promoveu o I Seminário de Clima, em Palmas, destacando o cenário climático no Tocantins e abordando o fenômeno El Niño e suas consequências. O evento, realizado no auditório da concessionária de energia elétrica, contou com a participação de diversos jornalistas e outros convidados. O SindjorTO mediou o seminário, que também teve o apoio da Defesa Civil Estadual e do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.

A Dra. Ana Paula Paes, meteorologista especialista em eventos climáticos extremos e doutora em eletricidade atmosférica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), abriu o seminário com uma análise detalhada das questões climáticas enfrentadas pelo Tocantins devido ao fenômeno El Niño. Segundo ela, a região experimenta pouca chuva, e essa condição deve persistir durante o primeiro trimestre de 2024, com a expectativa de chuvas mais significativas a partir de abril.

Foto: Luiz Henrique Machado

Representantes da Defesa Civil Estadual e do 1º Batalhão de Bombeiros Militar participaram do painel sobre as expectativas climáticas para os próximos meses e estratégias de preparação para o período. O coronel Erisvaldo Alves, superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil, enfatizou a importância do evento para destacar ações conjuntas da comunidade visando a proteção do meio ambiente, mencionando o sucesso do Comitê Estadual do Fogo, que contribuiu para uma redução de cerca de 40% nos índices de queimadas no Tocantins.

Foto: Luiz Henrique Machado

O superintendente ressaltou que a Defesa Civil vai além do uso de coletes laranja, enfatizando a necessidade de discussões sobre mudanças climáticas e a participação ativa da Defesa Civil nesses debates. Ele destacou que políticas públicas, como planos diretores de cidades, são elementos essenciais para a resiliência das comunidades diante de desastres naturais.

Alberto Alves, gerente da Energisa, destacou que as mudanças climáticas estão incorporadas no planejamento estratégico da empresa, desde o nível macro até o planejamento diário do Centro de Operação. Ele enfatizou que a observação das questões climáticas é essencial para a tomada de decisões.

Foto: Luiz Henrique Machado

O evento contribuiu para ampliar a compreensão sobre as condições climáticas na região e ressaltou a relevância das ações preventivas, bem como da colaboração entre diferentes setores para enfrentar desafios relacionados às mudanças climáticas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias