Tocantins

Governo do Tocantins continua batendo recordes em cirurgias eletivas

Compromisso com a saúde pública leva a realização de mais de 1.200 procedimentos em fevereiro, superando números anteriores.

Por Redação

12/03/2024 às 12:58:47 - Atualizado há
Foto: SES/TO

Em mais um marco significativo para a saúde pública do Tocantins, o Governo do Estado atinge um novo patamar na realização de cirurgias eletivas. No mês de fevereiro deste ano, foram realizados 1.202 procedimentos, superando os 1.197 do mesmo período em 2023. Esses números impressionantes refletem o compromisso contínuo da gestão em atender às necessidades da população.

Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) revelam um esforço conjunto das unidades hospitalares, dos mutirões do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, e das parcerias com municípios e hospitais privados. Essa abordagem abrangente permite que mais pessoas tenham acesso rápido a procedimentos essenciais.

Um exemplo vívido desse impacto é o caso de Sebastiana Vieira Arruda, 72 anos, que teve uma cirurgia ginecológica agendada e realizada em tempo recorde. Ela elogia a eficiência do sistema: "Dei entrada nesse pedido de cirurgia em dezembro e em fevereiro já fiz, foi muito rápida e fui muito bem atendida no Hospital Geral de Palmas. Minha recuperação está sendo ótima e já estou com meu retorno agendado para o dia 15 de março."

Foto: SES/TO

Outra beneficiária desse avanço é Soraia Ferreira Machado, 40 anos, que enfrentava dores há anos até conseguir a cirurgia de hernioplastia epigástrica. Graças à rápida intervenção da equipe médica, ela pôde finalmente encontrar alívio: "Nunca tinha sido diagnosticada, até que o meu umbigo saiu pra fora e assim procurei atendimento médico. Do postinho fui encaminhada para o atendimento no HGP e depois que meus exames estavam prontos foi tudo muito rápido dentro do mesmo mês estava fazendo minha cirurgia, graças a Deus."

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destaca o compromisso do governo com a realização das cirurgias eletivas como uma prioridade fundamental. Ele ressalta: "Esse comprometimento tem nos colocado entre os quatro estados brasileiros que podem zerar a fila para cirurgias eletivas neste ano de 2024."

Esses resultados tangíveis refletem um esforço contínuo que já retirou mais de 32 mil pessoas da fila de espera por cirurgias desde outubro de 2021, sendo mais de 18 mil atendidas somente em 2023. O compromisso do Governo do Tocantins em garantir acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde continua a transformar vidas e a construir um futuro mais saudável para todos os tocantinenses.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias